227 alunos participaram da cerimônia de formatura
Prontos para iniciar uma nova jornada profissional, 227 alunos participaram de uma cerimônia de formatura na tarde desta quarta-feira, 8. Foram nove turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), distribuídas entre os cursos de Auxiliar de Pessoal, Recepcionista e Espanhol Básico. O evento foi a celebração das ações da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), através do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), instituição onde as aulas foram ministradas.
A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, esteve presente na solenidade e parabenizou os formandos, incentivando-os a continuarem se capacitando profissionalmente. “A qualificação profissional através de um único curso não é suficiente. É preciso de uma formação continuada, pois hoje temos muitas vagas no mercado de trabalho e poucos profissionais qualificados”, enfatizou Gláucia, afirmando que a Fundação está sempre à disposição para os que desejam continuar fazendo novos cursos e cadastrar seus currículos na Agência do Trabalhador .
Também participaram da formatura a gerente do Pronatec na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), Tânia Bomfim, e a diretora do Sest/Senat, Danielle Queiroz. Na ocasião, Danielle agradeceu o envolvimento dos alunos e de todas as entidades que se uniram para concretizar este trabalho. “Nós, do Sest/Senat, possuímos bons parceiros. Sem eles não teríamos feito nada”, afirma a diretora.
Caminhos profissionais
Caio Ferreira é formado em Educação Física e escolheu estudar Espanhol Básico pelo Pronatec. Ele acredita que este curso servirá de complemento para sua profissão, já que não descarta a possibilidade de trabalhar em países cuja língua oficial é o espanhol ou até mesmo de ensinar alunos oriundos de países latinos. “No futuro, quero conhecer os países da América Latina e me comunicar com as pessoas que vivem lá”, diz Caio.
Já para Marlene Matos, de 45 anos, o curso de Recepcionista serviu de incentivo para que ela fizesse vestibular à distância, para a faculdade de Ciências Biológicas. “Aprendi muita coisa neste curso, como a parte de telefonista e do atendimento às pessoas”, conta Marlene.
Aluno do curso de Auxiliar de Pessoal, o estudante de Recursos Humanos Rudney dos Santos compreendeu os aspectos básicos da área que podem ser utilizados ao longo da graduação dele. “Tive mais conhecimento e melhorou minha vida”, afirma Rudney, que acredita nos cursos profissionalizantes como ferramentas para obter um bom currículo profissional.
