×

Sergipe

Mais de 200 alunos são certificados em formatura do Pronatec

227 alunos participaram da cerimônia de formatura

Prontos para iniciar uma nova jornada profissional, 227 alunos participaram de uma cerimônia de formatura na tarde desta quarta-feira, 8. Foram nove turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), distribuídas entre os cursos de Auxiliar de Pessoal, Recepcionista e Espanhol Básico. O evento foi a celebração das ações da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), através do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), instituição onde as aulas foram ministradas.

A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, esteve presente na solenidade e parabenizou os formandos, incentivando-os a continuarem se capacitando profissionalmente. “A qualificação profissional através de um único curso não é suficiente. É preciso de uma formação continuada, pois hoje temos muitas vagas no mercado de trabalho e poucos profissionais qualificados”, enfatizou Gláucia, afirmando que a Fundação está sempre à disposição para os que desejam continuar fazendo novos cursos e cadastrar seus currículos na Agência do Trabalhador .

Também participaram da formatura a gerente do Pronatec na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), Tânia Bomfim, e a diretora do Sest/Senat, Danielle Queiroz. Na ocasião, Danielle agradeceu o envolvimento dos alunos e de todas as entidades que se uniram para concretizar este trabalho. “Nós, do Sest/Senat, possuímos bons parceiros. Sem eles não teríamos feito nada”, afirma a diretora.

Caminhos profissionais

Caio Ferreira é formado em Educação Física e escolheu estudar Espanhol Básico pelo Pronatec. Ele acredita que este curso servirá de complemento para sua profissão, já que não descarta a possibilidade de trabalhar em países cuja língua oficial é o espanhol ou até mesmo de ensinar alunos oriundos de países latinos. “No futuro, quero conhecer os países da América Latina e me comunicar com as pessoas que vivem lá”, diz Caio.

Já para Marlene Matos, de 45 anos, o curso de Recepcionista serviu de incentivo para que ela fizesse vestibular à distância, para a faculdade de Ciências Biológicas. “Aprendi muita coisa neste curso, como a parte de telefonista e do atendimento às pessoas”, conta Marlene.

Aluno do curso de Auxiliar de Pessoal, o estudante de Recursos Humanos Rudney dos Santos compreendeu os aspectos básicos da área que podem ser utilizados ao longo da graduação dele. “Tive mais conhecimento e melhorou minha vida”, afirma Rudney, que acredita nos cursos profissionalizantes como ferramentas para obter um bom currículo profissional.