Entre janeiro e junho deste ano, 2,1 milhões de brasileiros trocaram de operadora de telefonia sem mudar o número do telefone. De acordo com a ABR Telecom, instituição que administra a portabilidade numérica no Brasil, no primeiro trimestre foram realizadas 1,02 milhão de operações de portabilidade para telefones fixos e móveis. No segundo trimestre, esse total foi de 1,08 milhão, número que representou um recorde no volume de migrações.
Desde o começo da portabilidade numérica no País ( em setembro de 2008), até o dia 30 de junho, 5,5 milhões dos pedidos de portabilidade numérica foram concluídos, sendo 70% para usuários de telefones móveis e 30% para assinantes do serviço fixo.
O índice de eficiência da portabilidade numérica no País foi de 93,77% no mês de junho. Esse número considera tanto as migrações concluídas quanto as solicitações que estão aguardando o agendamento, os pedidos em processamento dentro do prazo regulamentar, as desistências de portabilidade por parte do usuário e a apresentação de documentação, conforme é determinado pelo regulamento.
Como fazer a mudança
Para trocar de prestadora e manter o número, o consumidor deve se dirigir à operadora para a qual ele quer migrar e pedir uma nova habilitação mantendo o número atual. A operadora antiga terá um dia útil para conferir os dados do usuário e o processo de portabilidade deve ser concluído até cinco dias depois da solicitação do consumidor.
Na telefonia fixa, a portabilidade só poderá ser feita dentro da mesma área local – município ou conjunto de municípios. Para os celulares, a manutenção do número será possível dentro da mesma área de registro – que corresponde ao DDD.