Alagoas é o primeiro estado a utilizar o Curso Pré-Enem no âmbito da rede pública. Mas isto só foi possível graças a uma parceria firmada com a Escola Satélite, uma empresa do Grupo Abril Educação. O Pré-Enem foi criado em 2011, até então, o curso preparatório havia apenas sido aplicado nas melhores escolas particulares das regiões Sudeste e Sul, isto, é nas melhores escolas do País.
No dia 1º de julho, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá em Maceió, o Curso Pré-Enem foi lançado pela secretária de Educação e do Esporte de Alagoas, Laudirege Fernandes, oportunidade em que a titular da pasta saudou os mais de mil alunos que compareceram à solenidade.
O objetivo do curso é preparar o aluno para ter aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para que o mesmo possa ter acesso ao ensino universitário.
Em Alagoas serão beneficiados 25 mil alunos matriculados em 176 escolas da rede estadual. As aulas serão ao vivo com professores especialistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, sendo transmitidas via satélite até o mês de novembro sempre nos dias segunda-feira, quarta-feira e sábado.
Os Municípios da 8ª CRE
Segundo a titular da 8ª Coordenadoria Regional de Ensino, Cerícia Lima Brandão Souza, a notícia sobre a implantação do Pré-Enem foi bem recebida pelos alunos e profissionais da educação estadual que residem nos municípios que fazem parte da 8ª CRE: Jaramataia, Batalha, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, São José da Tapera, Palestina, Belo Monte e Pão de Açúcar.
Segundo, ainda a coordenadora da 8ª CRE, o Pré-Enem só será implantado em escolas que tenha o 3º Ano do Ensino Médio, pois o curso é voltado para os alunos que estão estudando esta série.
E obedecendo este critério, dos oito municípios pertencentes a 8ª CRE, apenas sete serão beneficiados com a implantação do Pré-Enem em suas nove escolas estaduais, ficando de fora este ano o município de Monteirópolis porque ainda não tem funcionando o 3º Ano Médio.
Jaramataia (E.E. de Jaramataia), Batalha (E.E. Profª Mª de Lourdes Santos da Silva), Jacaré dos Homens (E.E.Cônego Jasson Souto), São José da Tapera ( E.E. Lucilo José Ribeiro e E.E. do Caboclo), Palestina (E.E. Manoel Pereira Filho), Belo Monte (E.E. Sampaio Dória), Pão de Açúcar ( E.E. José Soares Pinto e E.E. Bráulio Cavalcante).
Este novo método de ensino diferenciado tem 360 horas de transmissão e será no contraturno de suas aulas do Ensino Médio, isto é, quem estudar pela manhã, assistirá às aulas do Pré-Enem no período da tarde; quem estudar à tarde, terá aulas pela manhã. Além desses dois turnos, os alunos da noite e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) terão aulas aos sábados.
Os alunos que estiverem participando deste curso preparatório diferenciado e de alta qualidade vão poder formular perguntas e tirar suas dúvidas em tempo real, pois encaminharão seus questionamentos para o instrutor da aula, como se estivessem em sala de bate-papo, passando e recendo mensagens pela internet, dentro da plataforma da web.
Com a implantação do curso preparatório Pré-Enem, a expectativa da diretoria de Apoio Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas é de que será triplicada ou quadriplicada a quantidade de alunos do ensino público aprovados nas universidades brasileiras por meio do Enem 2014. Segundo informações deste setor, houve um aumento em mais de 30% no número de inscritos e de aprovados no Enem, em 2013.
Com esta implantação do curso preparatório nas nove escolas estaduais pertencentes a 8ª CRE serão beneficiados 1.005 alunos do Ensino Médio, que serão assim distribuídos: Escola Estadual Bráulio Cavalcante (165), Escola Estadual José Soares Pinto (95), Escola Estadual Manoel Pereira Filho (92), Escola Estadual Lucilo José Ribeiro (256), Escola Estadual do Caboclo (51), Escola Estadual Cônego Jason Souto (50), Escola Estadual Maria de Lourdes Santos da Silva (196), Escola Estadual de Jaramataia (45) e Escola Estadual Sampaio Dória (55).
“Estamos muito entusiasmadas com a grandiosidade deste projeto muito importante para os nossos alunos, principalmente pela desigualdade de condições com que eles concorrem com os alunos das escolas particulares, considerando que estes podem frequentar cursinhos particulares, enquanto que os alunos das escolas públicas, em sua maioria, dependem do que as suas escolas podem oferecer”, disse a coordenadora Cerícia Brandão.
