Os festejos ?De Jacinto a Tororó? garante respeito às tradições
Os festejos “De Jacinto a Tororó, São João é em Maceió” reunirão mais de cem artistas para comemorar a festa mais popular do Nordeste. Com programação espalhada por toda cidade, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), garante diversão e respeito às tradições culturais do maceioense durante todo período junino.
No dia 21 de junho a vila cenográfica do Jaraguá estará pronta para abertura da festa no Arraial Central, por onde 58 atrações musicais passarão durante os dez dias de forró. O Arraial Central contará com shows de artistas alagoanos e nacionais como Geraldo Cardoso, Amazan, Nando Cordel, Qunteto Violado, Eliezer Setton, Novinho da Paraíba, Ivaldo Maceió, Flávio José, Mamulengo das Alagoas, Khrystal, Jorge de Altinho, Messias Lima e Alcimar Monteiro.
Além destes nomes, inúmeras atrações musicais de Alagoas e de outros estados vão animar o São João no Jaraguá. Também no Arraial Central acontecerão o Forró & Folia – Concurso de Quadrilhas Juninas e o Festival de Coco de Roda Alagoano.
Mas o clima junino do São João “De Jacinto a Tororó, São João é em Maceió” já começa no dia 7, com o Forró nos Mercados. Haverá música típica e concurso de casais dançarinos de forró no Mercado de Jaraguá, a partir das 15h; e nos Mercados do Jacintinho e do Artesanato, a partir das 10h. As apresentações seguem durante todas as sextas de junho.
O calendário festivo será aberto oficialmente no dia 20 de junho, quando o bairro de Fernão Velho estará tomado pela alegria típica do período ao som de nomes como Chau do Pife e Silvério Pessoa. Em quase 40 comunidades, os arraiais já estarão animados nos palhoções contemplados no edital de ajuda de custo para os Arraiais dos Bairros de Maceió, que destinou R$ 5 mil para organização dos festejos em cada comunidade.
“De Jacinto a Tororó, São João é em Maceió” também terá Caminhão do Forró levando para praça pública apresentações musicais de grupos populares. O 12º Concurso de Quadrilhas Matutas Sesc/Semed também está na programação e promete levar uma multidão para aplaudir os estudantes dançarinos, no período de 10 a 13 de junho.
Para o público alternativo que prefere a pegada do rock and roll, a festa será no Posto 7, na Praia de Jatiúca, onde de 21 a 23, nove shows farão a alegria da moçada.
FORRÓ NOS MERCADOS
Mercado de Jaraguá, a partir das 14h:
Dia 7: Trio Guga do Acordeon e Concurso de Casais Dançarinos de Forró
Dia 14: Trio Chega Mais
Dia 21: Trio Edgar dos 8 Baixos
Dia 28: Trio Tradição Nordestina
Mercado do Artesanato, a partir das 10h:
Dia 7: Trio Toinho do Acordeon
Dia 14: Nando do Forró e Concurso de Casais Dançarinos de Forró
Dia 21: Trio São João
Dia 28: Trio Chiquinho do Acordeon
Mercado do Público do Jacintinho, a partir das 10h:
Dia 7: Trio Craúna da Sanfona
Dia 14: Trio Agrício do Acordeon
Dia 21: Trio Eloi do Forró
Dia 28: Trio Bacurau do Forró
CAMINHÃO DO FORRÓ
Praça Lucena Maranhão, Bebedouro
Dia 10, a partir das 19h:
Coco do grupo de coco Pedro Teixeira, Trio de Forró do Trenado, Banda de Pífanos Flor do Nordeste
Praça da Feirinha do Tabuleiro
Dia 11, a partir das 19h:
Coco do Grupo Gangazumba, Trio de Forró Santo Antônio, Trio de Forró São João – Terminal de ônibus do Conjunto Santos Dumont
Dia 13, a partir das 19h:
Coco da Zeza Duarte do Coco, Trio de Forró Padre Cícero, Banda de Pífanos São José, Praça Gangazumba, Cruz das Almas
Dia 14, a partir das 19h:
Trio de Forró do Guerreio São Pedro, Coco da Zeza Duarte do Coco, Banda de Pífanos São José
12º CONCURSO DE QUADRILHAS MATUTAS SESC/SEMED
Espaço Recreativo Sesc, Poço
De 10 a 13 de junho, das 17h às 22h
ABERTURA OFICIAL DO SÃO JOÃO DE MACEIÓ
Fernão Velho – Dia 20, a partir das 21h:
Banda de pífanos Flor do Nordeste, Zeza Duarte do Coco, Chau do Pife, Silvério Pessôa
TREM DE JACINTO A TORORÓ
Dia 20, a partir das 19h:
Concentração na Estação Central de Maceió: Trio Forró Só No Balanço
Dia 20, a partir das 20h – Saída do Trem 01:
Saída de Maceió em Direção a Fernão Velho
Trio Os Mais Fortes do Forró, Trio Djair do Forró
Dia 20, a partir das 21h – Saída do Trem 02:
Saída de Maceió em Direção a Fernão Velho, Trio Feijão Verde, Trio Nó Cego
Dia 23, a partir das 21h:
Saída de Fernão Velho em Direção a Maceió, Trio de Forró do Trenado, Trio Os Navegantes do Forró
Dia 24, a partir das 21h:
Saída de Fernão Velho em Direção a Maceió, Trio Allan Paulo do Acordeon, Trio Teimosinho
Dia 28, a partir das 21h:
Saída de Fernão Velho em Direção a Maceió, Trio de Forró São João, Trio Risadinha do Forró
Dia 29, a partir das 21h:
Saída de Fernão Velho em Direção a Maceió, Trio Canarinho do Forró, Trio de Forró Padre Cícero
FORROCK
Posto 7, Praia de Jatiúca, a partir das 21h:
Dia 21 – Fat Sound Instrumental; Cris Braun e Fator 4
Dia 22 – Fiat 147; L100 e Xique Baratinho
Dia 23 – Casa de Nós; Sinsinhor; AVOID
ARRAIAL CENTRAL
Jaraguá, dia 21, a partir das 19h:
Forró & Folia – Concurso de Quadrilhas
“Sincopando Jacinto Silva” de Andréa Laís
Os Inseparáveis do Forró, Trio Os Mais Fortes do Forró, Trio Gogó da Ema, Geraldo Cardoso
Amazan
Jaraguá, dia 22, a partir das 18h:
Forró & Folia – Concurso de Quadrilhas
Douglas Marcolino, Djair do Acordeon, Tião Marcolino, Trio Tonho da Real, Beijo de Novela, Williams do Acordeon, MôFio
Jaraguá, dia 23, a partir das 19h:
Forró & Folia – Concurso de Quadrilhas, Coco Pop Xote Novo, Joelson dos 8 Baixos, Xameguinho, Trio Zé de Princesa, Máquina do Tempo, Trio Mistura Fina, Celebridades do Forró, Nando Cordel
Jaraguá, dia 24, a partir das 19h:
Forró & Folia – Concurso de Quadrilhas, Forrozão Nu Play, Forrozão Aliança, Valério do Sertão, Jotta Amaral, Balé Transart, Quinteto Violado
Jaraguá, dia 25, a partir das 19h:
Forró & Folia – Concurso de Quadrilhas
Arraial do Papel no Varal
Jaraguá, dia 26, a partir das 19h:
Forró & Folia – Concurso de Quadrilhas
Pinóquio, Trio Tradição Nordestina, Chau do Pife, Eliezer Setton, Clã Brasil, Novinho da Paraíba
Jaraguá, dia 27, a partir das 19h:
Festival de Coco de Roda alagoano, Kafonas do Forró, Cláudio Rios, Irineu Nicácio e Banda, Zé Mocó, Ivaldo Maceió, Flávio José Jaraguá
Dia 28, a partir das 19h:
Festival de Coco de Roda alagoano, Byra Brasil, Betinho Marcolino, José Orlando, Trio Índio, Catuaba, Mamulengo das Alagoas, Khrystal
Jaraguá, dia 29, a partir das 19h:
Festival de Coco de Roda alagoano, Fabiana Pimentinha, Trio do Edinho Vovô, Xote.com, Lula Sabiá, Toninho Guedes, Jorge de Altinho
Jaraguá, dia 30, a partir das 19h:
Festival de Coco de Roda alagoano, Final do Concurso de Casais Dançarinos de Forró, Ronaldo Vaqueiro, Trio Zé de Castro, Tinan Rodrigues, Rogério Nicácio, Messias Lima, Alcimar Monteiro
