×

Meio Ambiente

Maioria das praias continua própria para banho

Número de trechos indicados aos banhistas se mantem semelhante à semana passada

O relatório de balneabilidade das praias da costa alagoana indica que o número de trechos próprios para banho se mantém o mesmo da semana passada. O documento divulgado hoje (01) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) aponta que dos 60 pontos analisados, 45 se mantém em boas condições. Importante ressaltar que a indicação obedece a resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Para ser considerada como própria ou imprópria para banho, a análise da amostra de determinado ponto é classificada a partir dos índices de Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100ml de água, durante cinco semanas. No documento divulgado pelo IMA é possível observar os índices de Coliformes encontrados. Além disso, há variantes que podem provocar alterações, como a incidência de chuvas.

Essa semana, nos 11 pontos localizados no litoral sul, entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga, um não está próprio para banho. Na região metropolitana são verificados 32 trechos, entre a Barra de São Miguel e a Barra de Santo Antônio, e há sete locais impróprios para banho. No litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, são verificados 17 pontos e sete deles também não estão indicados aos banhistas.

O relatório é produzido toda semana pela Diretoria de Laboratório, disponibilizado no site do IMA e pode ser visualizado em PDF ou através do Google Earth.