Praia do Francês, em Marechal Deodoro: própria para banho
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou nesta sexta-feira (19) mais um relatório semanal da balneabilidade de trechos de praias do litoral alagoano. Dos 55 pontos onde são feitas as coletas, apenas sete apresentaram resultado para classificação como impróprios, sendo a maioria localizada na região metropolitana de Maceió. Dessa forma, 48 diferentes pontos da costa estão próprios e podem ser aproveitados pelos banhistas.
Em relação à semana passada, só houve aumento de um ponto no litoral norte. Dessa forma, os 11 trechos do litoral sul, compreendidos entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga, continuam próprios para banho. Há cinco pontos impróprios na região metropolitana, desde a Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio. Já nos 14 trechos no litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, dois estão impróprios.
A análise segue a resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). São verificados parâmetros como pH, salinidade e Coliformes Termotolerantes (fecais). O documento que é divulgado toda semana no site do IMA, apresenta apenas a classificação como própria e imprópria. Ele pode ser visualizado em PDF ou através do Google Earth.
As amostras analisadas foram coletadas entre os dias 15 e 16, segunda e terça-feira, pela equipe da Diretoria de Laboratório Ambiental do IMA, que também é responsável pela produção do relatório.
