×

Policial

“Mago” foge da delegacia de Delmiro Gouveia

José Cícero da Silva, o Mago, escapou da delegacia regional de Delmiro Gouveia junto com mais 5 presos

Nem a mais segura delegacia regional de Alagoas foi capaz de deter José Cícero da Silva, 29, o “Mago”. Suspeito por envolvimento em roubo de carga e detido pelo menos duas vezes sob esta acusação, Mago escapou do xadrez situado em Delmiro Gouveia, no Alto Sertão alagoano, distrito policial que teve sua as paredes reforçadas com material doado por empresas que trabalham na construção do Canal do Sertão.

José Cícero da Silva e mais cinco companheiros de cárcere conseguiram escavar um túnel a partir do banheiro da cela 6, com saída para a área externa do distrito policial que tem o pátio do xadrez protegido por barras de ferro, cerca elétrica e câmeras de vídeo. O sexteto de detentos deve ter concluído o plano de fuga na madrugada desta segunda-feira, 10.

Mago é preso em Arapiraca

Por conta da periculosidade de José Cícero, a estratégia que resultou na fuga tem sido atribuída a ele, figura conhecida por sua ficha policial. Em agosto de 2007, Mago foi apresentado à imprensa pelo então delegado regional de Arapiraca, Cícero Torres, junto com o borracheiro Damião Alexandre da Silva (detido em Porto Real do Colégio), ambos apontados como integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de carga que seria comandada por dois empresários, Luzinário Valeriano Cavalcante e Josenildo Balbino de Oliveira, conforme depoimento dos presos.

Gazeta de Alagoas (cortesia)Naquela oportunidade, a Polícia Civil investigava quem seriam os comparsas de Maurício Oliveira de Araújo, 29, preso dias antes da divulgação das capturas, durante blitz da polícia rodoviária estadual. Maurício foi detido guinado uma picape S-10 de cor preta e placa MVK 4513, veículo roubado na BR 101 e que era utilizado pela gang para praticar assaltos na rodovia federal. Na semana passada, a Operação Carga Pesada – deflagrada na região do Baixo São Francisco – levou Maurício Oliveira de Araújo de volta para a cadeia.

Mago é preso em Campo Alegre

Meados de dezembro de 2009. José Cícero da Silva é preso novamente, desta vez em Campo Alegre. Investigação sobre roubo de carga e assalto a caminhão realizada pelo delegado Mário Jorge Barros resultou na captura do Mago e também Antônio Elói Santos, ambos detidos numa chácara situada à margem da AL 220, nas imediações do principal ponto de acesso da cidade.

“Nós apreendemos um revólver calibre 38 com cinco munições intactas e uma deflagrada, três telefones celular, três chips, chaves de caminhões, ferramentas mecânicas e dois ‘carros de estouro’, um Corsa sedan prateado (placa KKQ 6418 Olinda-PE) e um Pólo sedan dourado (placa JLN 7820 Salvador-BA)”, descreveu na ocasião para a Gazeta de Alagoas o delegado que enquadrou Elói – que era vigia do Fórum de Campo Alegre – e Mago por formação de quadrilha, posse ilegal de arma e receptação.

Antes do carnaval deste ano, José Cícero – que também seria foragido do Presídio Cyridião Durval – foi removido da delegacia de Campo Alegre para a regional de Delmiro Gouveia, operação realizada para desafogar cadeias das cidades que iriam festejar os dias de Momo. Na madrugada desta segunda-feira, Mago voltou a comemorar sua liberdade, conquistada junto com Carlos Antônio da Silva, João Feitosa do Nascimento, José Paulo Silva, Paulo Egídio da Costa e Romero Severino Bezerra. De acordo com informações do Batalhão de Polícia Militar de Delmiro Gouveia, nenhum deles foi recapturado até as 17 horas de hoje.