×

Alagoas

Magistrados discutem Fomento Mercantil durante Fórum Jurídico

Discutir a importância do fomento mercantil e sua ligação com o Judiciário e a sociedade brasileira foi o tema do 1º Fórum Jurídico Alagoano de Fomento Mercantil, realizado pela Associação Nacional de Fomento Mercantil – Factoring (Anfac) e pelo Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil de Alagoas (Sinfac/AL) em parceria com a Escola da Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). O evento aconteceu nesta sexta-feira (11) e reuniu magistrados, economistas, empresários e jornalistas.

A presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, destacou a importância da iniciativa para a compreensão da atividade mercantil entre os magistrados e para o desenvolvimento das médias, micro e pequenas empresas do Estado. “Muitas vezes o ser humano cria resistência àquilo que desconhece, e o Fomento Mercantil por ser um tema recente enfrenta essa resistência. Encontros dessa natureza permitem-nos olhar o fomento mercantil como uma forma de colaborar na formação social e econômica desse país. Creio que esse evento será capaz de permitir uma melhor compreensão de uma atividade importantíssima para a economia do Brasil”, afirmou.

Durante os discursos, o presidente da Anfac, Luiz Lemos, falou de sua satisfação em estar no Estado mostrando o progresso do fomento mercantil no Brasil. “A Anfac veio para Alagoas prestigiar e tornar visível uma atividade que prospera há 28 anos. É com prazer que iremos mostrar como o fomento mercantil atua nos setores da economia do país”.

Para o ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Massami Uyeda, é importante a inclusão dos profissionais do Direito na discussão do tema. “É válido reconhecer a valorização, dos membros que formam a Justiça do país, sobre esse assunto. O Fomento Mercantil hoje é responsável por grande parte da economia do país, e isso atinge diretamente a sociedade brasileira”.

Homenagem

Durante a abertura das atividades, a presidente do TJ/AL, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, recebeu o troféu Guerreiros de Alagoas, em reconhecimento ao apoio para a realização da iniciativa no Estado. Fórum premiou empresas e personalidades do Estado com o troféu, em reconhecimento ao apoio. Também receberam a premiação o coordenador de cursos da Esmal, juiz João Dirceu Soares Moraes; o juiz auxiliar da presidência do TJ/AL, Alberto Jorge Correia Barros Lima; o presidente em exercício da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Pedro Ivens Simões de França; e o pioneiro do Factoring em Alagoas, Arione Cândido Lima.

Também estiveram presentes ao evento, corregedor-geral de Justiça do TJ/AL, José Carlos Malta Marques; o desembargador do TJ/SP, Oscarlino Moeller; o vice-presidente do TJ/PE, desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Morais; o assessor da Presidência da (Anfac), José Luís da Silva; o presidente do Sinfac, Luiz Alberto Villar; o promotor Carlos Simões, representando o Ministério Público e ouvido da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), Adriano Avelino.