×

Maceió

Madrugada Viva: SMTT realiza ação preventiva no bairro da Jatiúca

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) realizou na noite de dessa quarta-feira (28), na antiga Avenida Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa, no bairro da Jatiúca, mais uma ação do projeto Madrugada Viva. A atividade educativa faz parte do movimento “Maio Amarelo” e tem como principal objetivo conscientizar e orientar os condutores sobre o risco que é misturar álcool e direção.

Dentro de bares e restaurantes, equipes da Educação de Trânsito da SMTT abordaram os clientes para orientar acerca do perigo que é ingerir bebida alcoólica e dirigir. Também foram distribuídos panfletos explicativos e houve uma representação do teste do bafômetro, além de atores da equipe de teatro do órgão e alunos do Curso de Teatro da UFAL que fizeram encenações referentes ao tema.

De acordo com a diretora de Educação para o Trânsito da SMTT, Juliana Normande, o alvo da atividade foram jovens e adultos. “Nessa ação abordamos as pessoas com um único objetivo: alertá-las sobre o mal que elas fazem quando misturam álcool e volante. Mesmo estando cientes, muitos ainda insistem em pegar na direção de veículos após consumir bebidas alcoólicas e o nosso papel é conscientizá-los e fazer com que essa prática seja banida”, explicou.

smtt-acaomadrugadaviva05Irineu Sobral, dono do bar Botequim Paulista, foi um dos que aprovaram a ação na noite desta quarta, dia em que os bares estão mais cheios por causa da transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro na televisão. “Acho super válido esse tipo de ação nos bares de Maceió, pois, querendo ou não, choca e alerta todos aqueles que estão se divertindo e ao mesmo tempo consumindo bebida alcoólica. Ter educação e prudência no trânsito é extremamente importante para evitar acidentes”, disse.

Já Fernando Braga, que é cliente do bar, fala que campanhas como essas são essenciais para a formação do condutor consciente. “Esse incentivo a não misturar álcool e direção tem um valor muito grande de educação e conscientização, pois é com a prevenção que possíveis fatalidades podem ser evitadas e mostrar que as leis precisam ser respeitadas”, enalteceu.