Este é um ano de grandes eventos organizados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Além da 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), pela primeira vez em Maceió, em julho, a Ufal também será organizadora do Congresso Internacional de Direito Público de Direitos Humanos e Políticas de Igualdade, que será realizado de 3 a 5 de setembro.
O Congresso está sendo organizado e promovido pelo grupo de pesquisa Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, da Faculdade de Serviço Social, coordenado pela professora Elvira Simões Barretto. “Será um grande desafio, nesse estado em que a violação dos direitos humanos é tão evidente, organizar um evento desse porte, com participação de pesquisadores de vários países e com a presença de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU)”, ressaltou Elvira.
O site do Congresso Internacional de Direito Público de Direitos Humanos e Políticas de Igualdade será lançado na próxima semana, com orientações para inscrições online e divulgação da programação completa. Segundo a organizadora, o evento debaterá os sistemas de proteção europeu, interamericano e brasileiro, “tendo em vista o delineamento de caminhos para a reversão do quadro das históricas desigualdades e violências que assolam a sociedade”, destaca Elvira.
Entre os palestrantes internacionais que já confirmaram presença estão: Esther Martínez Quinteiro, da Universidade de Salamanca, Espanha; Helena Hirata, da Universidade de Paris, França; e Véronique Durand, escritora e pesquisadora da Université Sorbonne, França. A ONU será representada por Betânia Ávila, do programa SOS Corpo. Professores de várias universidades do Brasil, representantes da Ufal e de outros centros universitários alagoanos também foram convidados.
Serão abordados temas como Juventude e o direito humano de segurança; Efetividade dos Direitos Sociais e Direitos Trabalhistas na América Latina Contemporânea; Direitos Reprodutivos e Sexuais no Âmbito dos Direitos Humanos: Aborto e Diversidade Sexual em Questão; Direito Público dos Direitos Humanos para a Igualdade Racial e a Diversidade Religiosa; Políticas Públicas, Encarceramento e Direitos Humanos; entre outros.
Durante o Congresso deverá ser lançada a rede de pesquisadores de Direitos Humanos. O site do evento e mais informações sobre inscrições serão divulgados em breve.