Para ampliar a relação entre Brasil e Portugal, a Prefeitura de Maceió está prestes a formalizar um acordo de cooperação com a histórica cidade do Porto. Durante reunião realizada em seu gabinete, o prefeito Cícero Almeida se mostrou entusiasmado com a parceria, afirmando que Maceió tem muito a oferecer aos turistas e estudantes portugueses, por conta das transformações ocorridas na infraestrutura da cidade em sua gestão.
Em visita a Portugal, o vereador Marcelo Malta reuniu-se com o secretário de Urbanismo e Mobilidade do Porto, Gonçalo Gonçalves, e várias autoridades locais para estabelecer um convênio no âmbito do turismo, cultura e educação. “Esta parceria já existe em Recife e agora temos a oportunidade de estendê-la para Maceió”, afirmou. De acordo com Malta, a meta é estabelecer uma troca de experiências entre as duas cidades, por meio do intercâmbio de turistas e estudantes.
Para o português António Pinto Bernardo, diretor-geral da Urbiface e responsável por estabelecer o elo entre Maceió e Porto, reuniões futuras vão definir as entidades que estarão à frente dessa parceria. “Somos países irmãos e não devemos deixar morrer a história e a cultura de nossos países”, disse.
Ainda segundo Bernardo, a região norte da cidade do Porto conta com uma forte atividade turística que será intensificada pelo intercâmbio de turistas de ambas as localidades. Cidade-berço de Portugal, Porto é a segunda maior cidade do país, sendo considerada a mais importante da altamente industrializada zona do litoral norte de Portugal.
