Maceió teve uma redução de 32% no número de carros roubados, em 2010, num comparativo com o ano de 2009. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC), da Diretoria de Estatística e Informática, da Polícia Civil de Alagoas.
De acordo com o levantamento, em 2009 foram registrados 616 roubos de automóveis, na capital alagoana, e no ano passado esse número caiu para 419.
Os furtos também sofreram redução, de 1,4%. Os dados indicam 213 carros roubados em Maceió, em 2009, contra 210, no ano passado. O roubo acontece quando o bem é subtraído com o uso de violência. Se não ocorre violência, trata-se de furto.
Os dados mostram também uma grande diminuição no número de furto de motocicletas, em Maceió. Em 2010, foram 42 motos furtadas, enquanto no ano anterior esse número foi de 60, o que significa uma redução de 30%. Em relação aos roubos, a queda foi 2,4% (164 motos roubadas em 2009, e 160 no ano passado).
O estudo aponta também que os bairros do Farol e Tabuleiro são aqueles que apresentam maior incidência de roubo de automóveis, enquanto os furtos acontecem com maior freqüência, no Centro e Jatiúca.
Já os roubos de motocicletas acontecem mais na região do Tabuleiro, e os furtos no bairro do Farol.
Segundo as estatísticas, o maior número de carros é roubado ou furtado, indistintamente, no horário entre 12h e 23h, enquanto as motos mostram uma diferença: os roubos ocorrem entre 12h e 24h, e os furtos, entre zero hora e cinco da manhã.
O levantamento mostrou ainda que os carros são roubados, em maior quantidade, nos dias de quarta e quintas-feiras; e as motocicletas, nas terças, sextas e sábados.
Os furtos de carros têm maior incidência nas quartas e sextas-feiras, enquanto as motos são furtadas com maior frequência aos domingos e segundas-feiras.
As marcas dos veículos roubados ou furtados também foram levantadas. A maior incidência de roubos ocorre, pela ordem, contra os automóveis Gol, Palio, Fiat Uno e Fiesta. Os mais furtados são o Uno Mille e o Gol.
Já as motos Honda CG 125 e CG 150 são as preferidas pelos criminosos.
A Diretoria de Estatística e Informática (Deinfo), da Polícia Civil, é dirigida pela delegada Luci Mônica.
