×

Negócios/Economia

Maceió terá o primeiro abatedouro de jacaré do Nordeste

Criatório legalizado de jacaré em Maceió inaugura abatedouro

O primeiro abatedouro de jacaré do Nordeste será inaugurado nesta quarta-feira (27), no bairro de Fernão Velho, em Maceió, a partir do meio-dia. Proprietários da empresa que terá capacidade para abater até 200 animais por mês estiveram em Penedo no início do mês, a convite do curso de Turismo da Ufal, para iniciar negociação para forncecimento da carne de jacará para restaurantes da cidade (confira link com notícia relacionada).

De acordo com a proprietária do empreendimento, Maria Cristina Ruffo, o abatedouro vai atender o criatório dela, investimento iniciado em 1994 e que atualmente possui 12 mil animais e já exporta pele de jacaré para Itália, Inglaterra e Dubai. “Nós fomos pioneiros no Brasil na criação de jacaré-de-papo-amarelo e contribuímos para que a espécie saísse do risco de extinção”, contou a empresária que também é jornalista.

Segundo Cristina Ruffo, o criatório instalado no sítio de sua família em Fernão Velho já possui reconhecimento internacional, por meio de um registro numa Convenção Internacional (Cipes), além de autorização do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

Maria Cristina Ruffo também explicou que o produto mais valorizado do jacaré é a pele, e não a carne. “A carne é vista como um subproduto, mas mesmo assim é bastante saborosa e apreciada”, revelou sobre a matéria-prima de um prato típico da culinária penedense. Ela destacou também que, além de restaurantes situados em Penedo, o abatedouro, que vai se chamar Mr. Krocco – mesmo nome da linha de peles que exporta – atenderá restaurantes situados em Maceió.