Novas propostas da Prefeitura de Maceió serão contempladas com recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Desta vez, o município conseguiu o financiamento de obras em três eixos temáticos: Praças do PAC, Unidades Básicas de Atendimento de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Na seleção divulgada pelo governo federal, consta que Maceió vai contar com doze novas Unidades Básicas de Atendimento e duas UPAs, além de duas Praças do PAC, que serão construídas nos bairros Santa Lúcia e Benedito Bentes, no valor de R$ 1,9 milhão cada uma.
A Prefeitura também deverá dispor de R$ 99 milhões em recursos, referentes a sete propostas de obras e projetos nos eixos temáticos de Saneamento Integrado, Urbanização de Assentamentos Precários e Contenção de Encostas.
Praças do PAC – Conforme a apresentação do Ministério das Cidades, as Praças do PAC possuem o objetivo de ampliar a oferta de espaços públicos através de equipamentos onde estejam integradas diversas atividades e serviços que incentivem modalidades como o esporte e o lazer, inclusão digital, assistência social e qualificação profissional.
Foram ofertados três modelos de praças, distintos um do outro pelo espaço de ocupação. As áreas de terreno descritas pelo eixo deverão ter 700, 3 mil ou 7 mil metros quadrados. Ainda de acordo com o Ministério das Cidades, foram priorizados, na seleção das propostas, municípios com maior déficit de equipamentos culturais, esportivos e de Centros de Referência em Assistência Social (Cras), maior atendimento à população de baixa renda, maior densidade populacional, entre outros requisitos.
No bairro da Santa Lúcia a Praça do PAC terá 3 mil metros quadrados, e no Benedito 700 metros quadrados. Ambas as praças serão construídas sem contrapartida financeira do município, que cederá apenas o terreno.
