×

Maceió

Maceió supera meta em vacinação contra Poliomielite

A segunda etapa de vacinação da Campanha Nacional Contra a Poliomielite encerrou na última sexta-feira (25). Os dados finais divulgados no site do Ministério da Saúde pela coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, 95,22% das crianças de 0 a 5 anos foram vacinadas em Maceió. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era imunizar 95%, onde o município superou as expectativas.

DOENÇA

A poliomielite, ou “paralisia infantil”, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo.
Atualmente, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989.

A vacina, desenvolvida pelo renomado pesquisador medicinal polonês-americano Albert Bruce Sabin, não possui contraindicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos seus componentes, em crianças imunologicamente deficientes ou quando a mesma apresenta febre acima de 38º, vômitos ou diarréia.