Políticas e tendências de eficiência de energia foram os assuntos mais discutidos no primeiro dia do Seminário Internacional de Eficiência Energética, que começou em Maceió, nesta terça-feira (06) e segue até a quarta-feira (07). O evento está sendo realizado no auditório do hotel Jatiúca, em Maceió, onde estão aproximadamente 200 pessoas de todo o Brasil e de fora do país, a exemplo da França, Itália e Estados Unidos.
O coordenador de pesquisa e desenvolvimento de eficiência energética das distribuidoras de energia do grupo Eletrobrás José Carlos Medeiros, participou da abertura do seminário junto com o secretário de Estado de desenvolvimento econômico Luiz Otávio, o presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia, Norberto de Franco Medeiros e a diretora de programas do CME. Elena Nekaev.
Todas as discussões do seminário são feitas com a participação de especialistas de renome internacional, como Ubirajara da Rocha Meira, diretor de tecnologia da Eletrobrás, Máximo Pompemeyer – superintendente de pesquisa e desenvolvimento e eficiência energética da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel e Hamilton Moss, diretor do departamento de desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia.
O seminário é promovido pelo Conselho Mundial de Energia – CME, com o apoio da Eletrobrás e da Companhia Energética de Alagoas – Ceal. Também participam do seminário, o coordenador do programa de eficiência energética da Ceal, Almir Pereira, o representante institucional da presidência da Companhia, Ariovaldo Stélle, além de técnicos e especialistas do setor elétrico de instituições como Universidade Federal de Alagoas e secretaria de Estado de desenvolvimento econômico.
Nesta terça-feira, os temas abordados serão geração de energia, o desempenho das usinas geradoras, potencial de eficiência energética nas indústrias e “Smart Grid” e eficiência energética, palestra de José Carlos Medeiros, da Eletrobrás.
AGENTE CEAL – O projeto Agente Ceal, que atende a comunidades de baixa renda está sendo mostrado durante o seminário. Em um estande, está exposto todo o material utilizado na metodologia do projeto. “É uma oportunidade que a Ceal tem de apresentar esse grande trabalho que está surtindo muito efeito em Alagoas”, disse José Carlos Medeiros, coordenador de pesquisa e desenvolvimento de eficiência energética das distribuidoras de energia do grupo Eletrobrás.
O projeto Agente Ceal vai trocar 6.500 geladeiras e 100 mil lâmpadas em unidades residenciais de Maceió e municípios da região metropolitana. As primeiras ações serão realizadas até 2010, quando o projeto será levado a outras comunidades, ainda não atendidas nessa primeira etapa. Ao todo, a Eletrobrás está investindo R$ 46 bilhoes em projetos de eficiência energética destinados a consumidores de baixa renda.
