Profissionais e empresários da construção civil de todo o Brasil estarão reunidos nesta quarta-feira (9) durante o 82º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). O evento será no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, às 20h, e vai tratar de temas relacionados à inovação, sustentabilidade e obras de engenharia em um grande país.
Esta é a primeira vez que Maceió sedia um dos maiores encontros da construção civil da América Latina. E para prestigiar o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na capital alagoana para fazer a solenidade de abertura. Entre os palestrantes do Enic estão os políticos José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva.
“As obras estão cada vez mais crescentes no Brasil, especialmente em Maceió e em outras cidades do Nordeste. O futuro do país a partir de novas tecnologias será discutido aqui”, afirmou o engenheiro Marcos Holanda, da Enenge Engenharia. Segundo ele, a expectativa dos organizadores é a de que pelo menos 1.500 pessoas se inscrevam no 82º Encontro Nacional.
No ano em que um dos assuntos mais debatidos em todo o mundo é a Responsabilidade Social, o Enic de 2010 vai mostrar que é possível aliar meio ambiente com infraestrutura. “O empresário tem que se modernizar e acompanhar a nova linha de construção. É possível ter obra limpa, coleta seletiva, economia de energia e fontes renováveis”, disse Holanda sobre a tendência mundial.
Crescimento
O sonho da casa própria está se tornando realidade para muitas pessoas das classes baixa e média. Em Alagoas, o governo do Estado já assegurou a construção de casas para mais de 12 mil famílias, por meio de programas como o Minha Casa, Minha Vida. Para o engenheiro Marcos Holanda, o crescimento do número de obras ligadas à construção civil deve-se justamente às estratégias ligadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Além das obras governamentais, Holanda destaca o avanço da construção civil com a chegada de novos empreendimentos ao Estado de Alagoas, a exemplo do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, do Centro de Convenções, dos Shoppings Pátio Maceió e Arapiraca. “A construção civil foi um fator preponderante na geração de renda. O “boom” imobiliário ofereceu para muitas pessoas um trabalho digno e confiável”, revelou o engenheiro.
O Encontro Nacional da Indústria da Construção conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), e vai até o dia 11 de junho. Os interessados em participar do 82º Enic podem se inscrever através do site www.enic.com.br. As inscrições custam R$ 550 para empresários e R$ 350 para estudantes e associados ao Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon).
