Abertura do Fonac contou com a presença do prefeito de Maceió
Representantes de todas as capitais brasileiras estão em Maceió, participando do 51° Fórum Nacional de Secretários Municipais de Administração das Capitais (Fonac). Durante a abertura do encontro, na noite desta quarta-feira (10), a Prefeitura de Maceió brindou os participantes com uma mostra das belezas e da cultura da terra, exibidas em um vídeo institucional, e na apresentação, ao vivo, da dupla Xameguinho e Lula Sabiá, que executou o hino nacional brasileiro, ao som da sanfona, encantando a todos.
Destacando a importância do evento, o prefeito Cícero Almeida foi, pessoalmente, dar as boas vindas aos participantes, na solenidade de abertura, que aconteceu no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta. “Secretários de administração de todas as capitais brasileiras estão aqui, para discutir questões importantes no campo administrativo, e trocar experiências enriquecedoras, e isso nos orgulha. Basta ver a empolgação do nosso anfitrião (secretário Sérgio Villela). Ele começou a trabalhar, desde o momento em que Maceió foi escolhida para sediar o Fonac”, falou o prefeito.
É a primeira vez que o fórum se realiza na capital alagoana, e na avaliação do secretário Sérgio Villela, a escolha levou em consideração o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Maceió, os atrativos do lugar, a capacidade que a cidade tem para receber um evento desse porte, e, principalmente, o apoio que o prefeito Cícero Almeida tem demonstrado desde o início, o que foi reconhecido, também, por alguns dos participantes.
“O prefeito Cícero Almeida falou pessoalmente com cada secretário de Administração, convidando para participar. Foi a primeira vez que isso aconteceu, e foi muito importante para que estejamos todos aqui”, destacou o presidente do Fonac, Jorge Oliveira Martins, secretário de Administração de Campo Grande, que se referiu a Almeida plagiando a maneira como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dirigiu-se ao presidente Lula.
“Nós nos conhecemos hoje. Conversamos algum tempo e já descobri que esse é ‘o cara’. Além da competência administrativa, gosta de música, gosta de pescar. É por isso que o homem tem mais de 90% de aprovação”, destacou o presidente do Fonac, no que foi reforçado pelo secretário de Administração de Belo Horizonte, Márcio Serrano, designado para falar em nome dos demais secretários.
“No ano 2000, vinha a cada 15 dias a Maceió, como coordenador de um curso para médicos do trabalho. Agora, pude ver o quanto a cidade mudou para melhor. Parabéns! Maceió, que já que era bonita, ficou muito mais. E que gente hospitaleira”, disse Serrano, já prevendo, pelo carinho da recepção, o sucesso do 51° Fonac.
Até o próximo dia 13, os participantes do fórum terão muito trabalho, mas também a oportunidade de usufruir um pouco da cidade. “Esse fórum traz todas as experiências de sucesso e boas palestras para nortear as práticas administrativas”, diz o secretário municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, Sérgio Villela, lembrando que no último Fonac, Maceió se destacou com experiências como o Protocolo Unificado e o Controle de Licenças Médicas, implantados por meio de sistemas de informáticas desenvolvidos dentro da própria secretaria.
