A cidade de Maceió vai sediar, no período de 21 a 23 deste mês, o 8º Fórum Nacional de Defesa Civil, evento que deve trazer à capital alagoana representantes de diversos estados, para debater assuntos ligados à área em que atuam, com ênfase na prevenção de desastres e tragédias.
Para abertura do Fórum, que será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, estão sendo esperadas as presenças do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana.
Este ano, o tema do evento será: Integrar para Prevenir – Gestão Local de Risco. “Para nós, que fazemos parte da Prefeitura de Maceió, este é um assunto de grande importância, pois irá agregar mais conhecimentos ao trabalho que já vem sendo feito com muita precisão, com relação às situações de risco em nossa capital”, disse o gestor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), coronel Antônio Campos de Almeida.
Ele destacou, ainda, que “receber um evento desse porte é muito importante para Maceió. E a Comdec terá a oportunidade de apresentar o que vem sendo feito na gestão do prefeito Cícero Almeida, como o Plano Municipal de Redução de Risco – programa realizado com responsabilidade e que pode servir como referência para outros locais do País”, explicou o coronel Almeida.
Redução de risco
O Plano Municipal foi criado para orientar os atendimentos de emergência e desastres naturais, facilitando a identificação dos órgãos que devem atuar em cada caso, o que agiliza e qualifica os atendimentos emergenciais.
As equipes são divididas por órgãos responsáveis por atendimentos de socorro – que envolvem as superintendências municipais de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) – e de assistência – dirigidos pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Assistência Social (Semas).
O Plano envolve, também, as secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) e de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS).