×

Maceió

Maceió se prepara para a Conferência Municipal das Cidades

Para iniciar os preparativos referentes à organização da 4ª Conferência Municipal das Cidades, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) realizou uma reunião com representantes de diversas secretarias municipais.

O encontro aconteceu no auditório da Sempla e teve como pauta a criação de uma comissão para preparar a conferência na cidade de Maceió.

Durante a reunião, discutiu-se a importância da conferência em todos os níveis federativos para o fortalecimento do Conselho das Cidades, com vista à construção de uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). No entanto, Alagoas está entre os oito estados brasileiros a não possuir um Conselho Estadual das Cidades.

Em Maceió, a 4ª Conferência Municipal das Cidades está prevista para o final de novembro e será coordenada pela Sempla. A viabilização das conferências municipais depende da convocação oficial por parte do Estado, através da definição de um regimento e um regulamento que guiarão os municípios alagoanos na condução dos seus trabalhos.

A realização das conferências municipais e estaduais são etapas preparatórias para a conferência a nível nacional, que está sendo organizada por uma Coordenação Executiva formada pelo Ministério das Cidades e Conselho Nacional das Cidades.

Com o lema “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social”, a 4ª Conferência Nacional das Cidades ocorrerá no período de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília.