×

Maceió

Maceió Rosa: SMS realiza caminhada na orla neste sábado, 25

Com a organização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mulheres caminharão pelas ruas do bairro da Pajuçara, neste sábado (25), como parte das ações do Maceió Rosa. A caminhada possui como finalidade alertar para a importância da detecção precoce do câncer de mama e tem concentração às 15h30 em frente ao Alagoinhas.

As mulheres que desejam participar da caminhada não precisam se inscrever previamente, basta ir ao local e aderir ao movimento. Voltada para mulheres de todas as idades, os organizadores do evento estimam um público de cerca de 200 pessoas.

“Durante todo o mês de outubro, a SMS, por meio das unidades de saúde promoveu atividades voltadas para a sensibilização das mulheres para a detecção precoce do câncer de mama como fator primordial para o aumento das chances de cura”, explicou Sayonara Ferreira, servidora da SMS e uma das organizadoras do evento. Ela ressaltou ainda que com a caminhada pretende-se atingir um número maior ainda de mulheres, consolidando todas as ações realizadas durante o mês.

A caminhada é uma realização da Coordenação de Saúde da Mulher, Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), Coordenação dos Distritos Sanitários e Programa de Saúde da Família (PSF).

O encerramento as atividades do Outubro Rosa, abraçada pela Prefeitura de Maceió como Maceió Rosa, será no último final de semana deste mês. No dia 30, as 20h30 será a Corrida Solidária Maceió Rosa. O evento será promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). No dia 31 acontece um show aberto ao público com a Orquestra Ero Dictus na Praça Multieventos – Pajuçara – a partir das 20h. Para saber mais informações e a programação completa, acesse: www.maceio.al.gov.br no banner Maceió Rosa.

Câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano. Se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico é relativamente bom. Por isso a importância dessa campanha mundial do Outubro Rosa, que no município é conhecida por Maceió Rosa.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, isso porque a doença ainda é diagnosticada em estágios mais avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa faixa etária sua incidência cresce progressivamente. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é do registro de 57.120 casos este ano.