As equipes de combate à dengue do município de Maceió continuam mobilizadas em ações pontuais por toda a cidade, com o objetivo de manter o controle sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Intensificadas desde novembro último, nos bairros que vinham apresentando significativos índices de infestação, especialmente em áreas nobres, as ações vêm se estendendo agora para outras áreas, reforçando a conscientização junto à população.
“Estamos em um novo momento da mobilização, trabalhando em parceria com o Estado e o governo federal para reduzir ao máximo o risco, anunciado pelo próprio Ministério da Saúde, de uma epidemia”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde do município, José Heriberto Teixeira.
Dentro dessa nova estratégia, o Ministério promoveu, um momento de integração com todos os estados, por meio da realização da transmissão ao vivo, pela internet, da Reunião de Ações de Combate à Dengue, diretamente de Brasília, com a participação de equipes da DVS, do Programa de Combate à Dengue do município e da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Possibilitada pela Coordenação de Informática da SMS, por meio da utilização da Tecnologia 3G, a transmissão online favoreceu a capacitação para novas transmissões ao vivo e a abertura de um canal próprio para outros encontros deste tipo.
Reforçando as ações de campo, a SMS tem ampliado as visitas domiciliares em todos os bairros e, em especial, nos da região do litoral norte e no Benedito Bentes, onde os agentes de endemias vêm fazendo um bloqueio de transmissão, por conta de uma suspeita de óbito. Nas visitas, além de orientar e conscientizar a população, as equipes eliminam os depósitos inservíveis e, quando necessário, tratam os depósitos com larvicida. Locais considerados estratégicos como borracharias e cemitérios também têm sido alvo do trabalho dos agentes, com visitas quinzenais.
“Nossas equipes têm demonstrado o empenho da saúde municipal em conter o avanço da dengue na capital e têm chamado a população para fortalecer essa luta, mantendo-se alerta aos cuidados adequados, especialmente nos locais onde há uma grande necessidade de armazenamento de água. Cada um precisa fazer sua parte”, ressalta o coordenador de Endemias da SMS, Paulo Carvalho, lembrando que locais ainda não inspecionados pelas equipes de agentes podem ser informados pelo telefone 0800 284 8189, do Disk Dengue.