O programa humanitário Operação Sorriso estará em Maceió entre os próximos dias 16 e 19 para realizar cirurgias de correção em cerca de 60 crianças alagoanas com fissura lábio-palatal – também conhecida como lábio leporino.
Caracterizada pela abertura na região do lábio ou palato, a fissura lábio-palatal acomete uma a cada 650 crianças nascidas no Brasil, totalizando 5.800 novos casos por ano. O problema, que ocorre ainda na fase embrionária e não possui causas totalmente conhecidas, gera severas dificuldades na alimentação, na fala e na socialização.
Os procedimentos serão gratuitos e a triagem acontece na próxima quarta-feira, dia 14, a partir das oito da manhã, no Ambulatório Rodrigo Ramalho, que fica localizado na avenida Assis Chateaubriand, 2.932, no Prado. Na ocasião, os pais ou responsáveis devem estar de posse dos documentos pessoais e da certidão de nascimento da criança, além de um comprovante de residência. Não é necessário nenhum encaminhamento médico e tanto o alojamento quanto a alimentação dos pacientes que não forem da capital serão custeados pela Secretaria de Estado da Saúde.
