Skip to content

Maceió recebe Fórum Internacional IMBRICS para impulsionar turismo global e sustentável

  • Home
  • Maceió
  • Maceió recebe Fórum Internacional IMBRICS para impulsionar turismo global e sustentável

Blog

Maceió recebe Fórum Internacional IMBRICS para impulsionar turismo global e sustentável

Maceió é a sede, pela 1° vez no Brasil, do Fórum Internacional IMBRICS, que acontece até o dia 27 de abril. O evento reúne o corpo diplomático do BRICS+ e autoridades do turismo mundial para impulsionar o desenvolvimento econômico de um turismo global sustentável.

O evento é fruto do resultado dos investimentos da Prefeitura de Maceió no turismo, que tem sido responsável pelo crescimento exponencial da capital alagoana nos cenários nacional e internacional.

Participam do fórum players do turismo internacional, que inclui representantes empresariais, investidores, autoridades do poder público dos países dos BRICS+ e outras 10 nações convidadas.

A embaixadora do Timor-Leste no Brasil, Maria Angela Viegas, é uma das participantes do fórum. O país do Sudeste asiático, assim como Maceió, também possui praias paradisíacas e uma natureza singular.

Angela Viegas afirma que uma das grandes apostas do seu país é investir no turismo e que o Fórum é uma ótima oportunidade para estreitar relações. “Ontem estava passeando pela Orla de Ponta Verde e percebi que havia muitos coqueiros, assim como em Díli, capital do meu país. Para além dessas características físicas, podemos nos inspirar nessa orla marítima de Maceió, em que as pessoas passeiam, fazem ginástica e aproveitam a praia até a noite. É uma delícia”, conta.

Embaixadora do Timor Leste no Brasil participa do IMBRICS. Foto: Allison Frazão/ Secom Maceió
Embaixadora do Timor Leste no Brasil participa do IMBRICS. Foto: Allison Frazão/ Secom Maceió

Geração de empregos

O turismo no município de Maceió tem sido responsável por alimentar um ecossistema que possibilita o aumento de receita para investir em serviços que melhoram a qualidade de vida do maceioense, como a saúde e a educação.

O setor turístico contribui para a criação de novos empregos, com Maceió se destacando das demais cidades brasileiras. No último levantamento do Caged, a capital foi responsável por oito dos 10 empregos criados no estado.

Áreas como a hotelaria, por exemplo, são beneficiadas com a criação de novos empregos através do turismo, criando novas oportunidades de trabalho em áreas como serviços de hospedagem, limpeza, manutenção, alimentação, entre outros.

A Prefeitura de Maceió tem investido na divulgação do destino para trazer mais visitantes à capital. O trabalho tem trazido resultados significativos.

Em 2023, houve um aumento de 350% do fluxo internacional de passageiros no Aeroporto, sendo eleita pela Azul, Decolar e iCasei a cidade mais procurada como destino turístico.

Gabriel Cedrim ressalta importância de atrair turistas de outros países para a economia de Maceió. Foto: Allison Frazão/ Secom Maceió
Gabriel Cedrim ressalta importância de atrair turistas de outros países para a economia de Maceió. Foto: Allison Frazão/ Secom Maceió

“É uma grande honra celebrar esse evento aqui em Maceió. Temos trabalhado para essa internacionalização do turismo, estabelecendo voos regulares tanto para a Europa, quanto para a América do Sul”, afirma o presidente da Associação de Hotéis de Alagoas, Gabriel Cedrim.

Durante o evento, serão apresentados cases de sucesso, efetivando o intercâmbio de informações e novas conexões entre estados e países.

Por ABr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também