×

Maceió

Maceió realiza evento pela paz no Benedito Bentes

A Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, foi transformada num grande polo esportivo e cultural. Em cada uma das 11 modalidades esportivas disputadas, os jovens do bairro tinham um adversário em comum: a violência. E nas apresentações culturais, o cuidado para mostrar que estão afinados com o sonho de viver em um lugar tranquilo.

Promover a cultura da paz é o objetivo do projeto Integração do Esporte pela Paz, uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), do Instituto de Promoção da Paz (Propaz) e da Ardabben. “Tudo começou com uma audiência pública em que a população manifestou a preocupação com os altos índices de criminalidade e identificou o esporte como um dos meios para mudar essa realidade”, explicou o secretário da Semel, Eduardo Canuto.

Representando o prefeito Cícero Almeida no evento, o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, demonstrou entusiasmo com o projeto. “Vamos continuar apoiando ações como esta, para que tenha sustentabilidade e seja levada a outros bairros. Experiências em todo o mundo mostram que o esporte, juntamente com a cultura e a educação, tem função central na promoção da paz”, salientou.

Em nome do Propaz, o capitão Eugênio pediu um basta à violência e lembrou a mudança que aconteceu na praça, entregue totalmente reformada pela Prefeitura à comunidade no ano passado. “Esse espaço, até então, era ocupado pelo mal. Agora, estamos todos reunidos aqui para semear o bem”, ressaltou.

O objetivo do projeto Integração do Esporte pela Paz é estimular a ação participativa e integrada da comunidade na prática desportiva e o interesse pela cultura brasileira. Além disso, proporcionar atividades que contribuam para o aprimoramento e prática de diferentes modalidades esportivas, bem como contribuir para o enriquecimento e fortalecimento do vínculo entre a sociedade e o poder público.

Para promover o dia de atividades esportivas (bicicross, futevôlei, vôlei de areia, judô, xadrez, skate e outras) e culturais (hip hop, capoeira e outras), os organizadores contaram com o apoio de comerciantes locais – Passaporte O Guloso, Central de Alimentos e Ponto da Mistura -, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além da SMCCU e SMTT.