×

Maceió

Maceió realiza 28º Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas

No período de 6 a 27 de setembro a capital alagoana receberá a presença dos principais nomes da medicina brasileira na 28ª edição do Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas.

Sob a coordenação geral do professor Ricardo Nogueira, com a chancela da Universidade Federal de Alagoas, o curso capacita médicos e acadêmicos para atuar em prontos-socorros e unidades de emergência e urgência.

“Mais de quatro mil profissionais já participaram do curso”, orgulha-se Ricardo Nogueira, comentando sentir-se recompensado por ter contribuído em salvar muitas vidas ao longo de quase três décadas de curso.

Segundo o médico Edmundo Gomes, supervisor do Programa de Residência Médica de Cirurgia Geral da Santa Casa de Maceió, o Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas está em consonância com as novas diretrizes propostas pela Associação Brasileira de Ensino Médico para os alunos do internato do curso de Medicina, que é o treinamento em serviço na área de urgência e emergência dos médicos egressos.

Médicos renomados

Na programação do Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas estão confirmados nomes como o do cardiologista-hemodinamicista intervencionista Pedro Lemos (Hospital Sírio Libanês); o cirurgião ortopedista e traumatologista dedicado à Medicina Esportiva José Luiz Runco (médico da Seleção Brasileira de Futebol e do Clube de Regatas Flamengo); e o cirurgião geral e proctologista Raul Cutait (professor da USP, médico do Hospital das Clínicas de São Paulo e ex-secretário de Estado da Saúde de São Paulo).

A lista, divulgada esta semana pela Casa da Palavra, inclui ainda o intensivista especializado em recuperação de afogados David Szpilman (Hospital Miguel Couto/RJ); o cirurgião cardíaco Domingo Braile (professor sênior da Unicamp e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto); o cirurgião cardíaco Alexandre Ciappina (Instituto do Coração de São Paulo – InCor); e o cirurgião geral e oncologista Ytauan Calheiros (Hospital Einstein/SP); entre outros.

Entre os palestrantes alagoanos destaque para os médicos Artur Gomes Neto, Mário Jucá, Edmundo Gomes, Aldo Calaça, Frederico Mansur, Rogério Monteiro, Aldo Barros, Álvaro Bulhões entre outros.

Realizado na Casa da Palavra, o curso oferece 200 vagas para médicos de várias especialidades, assim como integrantes do Programa Saúde da Família, residentes médicos, além de estudantes de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Educação Física de qualquer ano acadêmico.

“Na programação está prevista a realização de um simulado, considerado a maior aula prática do Brasil”, antecipou Ricardo Nogueira, lembrando que diariamente, após as aulas e os treinamentos, haverá avaliação de conteúdo para maior fixação dos temas abordados.

Ricardo Nogueira fez questão de destacar o trabalho da equipe de doutorandos na organização do curso. O grupo é formado por Matheus Lobo, Anderson Gonçalves, Bárbara de Vasconcelos, Bruno Veloso, I'karo Cardoso, Irina Schelb, Lucas Vanderlei, Raiane Bispo, Raphaela Cardoso, Ricardo Lira e Samira Vital.

Coordenada por Matheus Lobo, acadêmico do 5º ano de Medicina da Ufal, a equipe vem se preparando desde agosto do ano passado para ministrar algumas das palestras do curso, sempre sob a orientação de professores doutores.

“Além de compartilhar conhecimento com profissionais e importantes instituições médicas, o curso permite treinar a didática e a comunicação por meio das palestras, assim como exercitar o aspecto científico da Medicina”, disse Matheus Lobo.

A Comissão Organizadora é formada pelos professores doutores Aldemar Castro e Glauco Manso e pelos médicos Luiz Antônio Mansur e Givaldo Rios.

SERVIÇO

Inscrições e Informações: Casa da Palavra (82) 3023-5460 – 99743279