×

Maceió

Maceió promove o desenvolvimento social de crianças, jovens e idosos

Objetivo é garantir o fortalecimento do vínculo familiar e social de crianças

Com o objetivo de garantir o fortalecimento do vínculo familiar e social de crianças, adolescentes e idosos da capital alagoana, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas) trabalha na prevenção de possíveis situações de risco para esses grupos. As atividades promovem a melhoria da qualidade de vida, o compromisso com a formação social dos futuros cidadãos e a assistência à melhor idade.

Ofertados pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e pelos núcleos do SCFV, os Grupos de Convivência se reúnem semanalmente e trabalham no desenvolvimento de diversas dinâmicas. Para os idosos, além das palestras que esclarecem sobre o Estatuto do Idoso, são ofertadas oficinas de artesanato e de dança.

No bairro do Prado, cerca de 20 mulheres se reúnem uma vez por semana para confeccionar peças que são comercializadas na própria comunidade. Elas fazem parte das oficinas de artesanato do grupo de mulheres do Cras Dom Adelmo Machado e contam com o reforço das máquinas de costura disponibilizadas pelo centro.

Para as crianças de 0 a 6 anos, a inserção no meio social é feita com atividades lúdicas. Aspectos como a família e a educação são intensamente trabalhados. “Nós temos hoje toda a nossa atenção direcionada a um grande desafio de garantir que a criança troque o trabalho infantil pela escola. Estamos trabalhando incansavelmente para isso”, disse a coordenadora dos Serviços de Convivência da Semas, Danielle Mesquita.

A coordenadora ressaltou a importância das parcerias com as universidades, que fazem com que os jovens se interessem cada vez mais pela formação educacional. “Realizamos, junto com os adolescentes, as feiras de profissões e estamos sempre colocando eles nos cursos profissionalizantes e técnicos do Pronatec. Para garantir que esses jovens, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, acreditem no futuro e queiram mudar o meio social”, completou Danielle.

A jornada ampliada de educação para as crianças que estudam em horário integral não impede a participação delas nos programas oferecidos pelos Grupos de Convivência, que fazem parte da Diretoria de Proteção Social Básica da Semas. Para participar dos grupos, basta procurar a unidade do Cras ou o Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos mais próximo de onde reside.