Lugar de lixo é no lixo. Com certeza, todo cidadão já ouviu essa expressão, seja em casa, na rua ou no trabalho. Mas, como toda regra tem a sua exceção, é preciso ficar atento: o descarte de alguns tipos de materiais requer um cuidado maior, já que não podem ser misturados com o lixo domiciliar. Isto acontece com os chamados resíduos especiais, que assim são definidos pelo Código Municipal de Limpeza Urbana de Maceió em decorrência do grau de agressão ao meio ambiente e dos riscos de contaminação bacteriológica e radioativa.
De acordo com o Código, há determinados resíduos que, em função da sua composição qualificativa, exigem cuidados especiais em relação ao acondicionamento, coleta, transporte e destinação final, a exemplo do lixo hospitalar, lixo industrial, materiais químicos, explosivos e corrosivos. No dia a dia, em casa ou no trabalho, o cidadão deve ficar atento ao descarte de materiais como pilhas, baterias e lâmpadas, conforme orienta a diretora de planejamento da Superintendente de Limpeza Urbana (Slum), Nadja Barros.http://www.maceio.al.gov.br/slum/locais-de-descarte/
“Os resíduos considerados especiais têm uma destinação diferenciada do resíduo domiciliar, pois normalmente trazem perigo ao meio ambiente e à saúde da população. Deve-se ter um cuidado para que o descarte de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus seja feito de forma adequada. É importante que as pessoas estejam atentas para os lugares que esses materiais podem ser descartados”, orienta a diretora.
O descarte dos materiais citados por Nadja Barros deve ser feito em pontos específicos, diferente do lixo domiciliar que é coletado diariamente pela Slum e destinado à coleta seletiva e para tratamento no aterro sanitário. Este procedimento é chamado de logística reversa, estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde o recebimento do resíduo deve ser feito pelo fabricante e/ou comerciante. Sendo assim, cabe ao consumidor destiná-los adequadamente ao estabelecimento em que o material foi comprado.
Em Maceió, a população conta com diversos pontos para descarte de resíduos especiais, conforme pode ser vista na lista a seguir, disponibilizada na página da Slum no www.maceio.al.gov.br/slum/locais-de-descarte/