O secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, participou, na terça-feira(11) de um almoço com o cônsul de Cabo Verde em Recife, Ricardo Galdino, para discutir a possibilidade da criação de um voo direto ligando Praia, a capital de Cabo Verde, a Maceió.
Há 14 anos, o país africano já realiza uma conexão direta com Fortaleza e, graças ao interesse crescente por destinos brasileiros, recentemente, criou um novo voo para Recife. O cônsul analisa agora a oportunidade de intermediar negociações com a companhia Transportes Aéreo Cabo Verde (TACV) para o lançamento de uma nova linha direta para Maceió.
De acordo com Jair Galvão, além possibilitar o estreitamento de fluxo turístico e diferentes tipos de negócios com a África, a criação deste voo internacional serviria também como conexão imediata para Lisboa (Portugal), Paris (França) e Amsterdã (Holanda). “Seria a possibilidade de termos uma porta de entrada para a Europa, com tarifas mais competitivas em voos regulares. Isso nos proporcionaria boas oportunidades de negócios com agências de viagem do continente para melhorar nossa relação com esse mercado”, ressaltou Jair.
Também presente no encontro, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinicius Palmeira, comemorou a chance de um maior intercâmbio cultural e artístico entre Brasil e Cabo Verde com a possível conexão. “Os países de língua portuguesa já compõem um mercado interessado na cultura brasileira. Com o aumento da atividade turística e comercial entre Alagoas e Cabo Verde, a relação entre os nossos povos será, sem dúvidas, intensificada por conta da maior facilidade no deslocamento de artistas alagoanos para a África e dos cabo-verdianos para Maceió. Esse tipo de intercâmbio contribui muito para o enriquecimento do nosso cenário cultural, alargando nossas fronteiras”, afirmou o dirigente.
Durante o encontro, ficou acertada ainda uma reunião em Maceió entre o cônsul e o prefeito Rui Palmeira. A ideia é acertar os próximos encaminhamentos da proposta. “O cônsul deve apresentar ao prefeito as vantagens da aproximação entre os destinos, do ponto de vista turístico, institucional e comercial”, explica Jair.
As ilhas de Cabo Verde ficam a apenas 3 horas e 20 minutos de voo do Brasil e são conhecidas internacionalmente por sua expressividade musical e literária, assim como as paisagens naturais exuberantes.
Também participaram do almoço em Recife representantes de organismos diplomáticos de Cabo Verde, o presidente da Cabo Verde Investimentos, José Armando Duarte, e o presidente do Porto de Recife, Olávio Lima.
