Maceió pode ser beneficiada em breve com a inclusão de projetos no PAC Mobilidade, lançado na semana passada em Brasília. O novo PAC investirá R$ 18 bilhões para melhorar o sistema de transporte público nas grandes cidades.
O secretário municipal de Planejamento, Márzio Delmoni, representou o prefeito Cícero Almeida na apresentação do PAC. Segundo ele, Maceió se encaixa no grupo MOB3, que é voltado para cidades de 700 mil a um milhão de habitantes. Nesse grupo, os recursos são da ordem de R$ 280 milhões. “Maceió pode apresentar até duas propostas”, explica o secretário.
O PAC Mobilidade é voltado para financiar projetos de vias já existentes. Na prática, significa que ruas e avenidas de Maceió poderão ser ampliadas, melhorando o tráfego de veículos na capital. Segundo Márzio Delmoni, os projetos nesse sentido podem ser realizados em parceria com o governo do Estado.
Serão selecionados projetos para implantação e melhoria da infraestrutura de transporte público coletivo e também para aquisição de equipamentos voltados para integração, controle e modernização dos sistemas. Os projetos podem incluir sistemas de transporte sobre pneus, como corredores de ônibus exclusivos e de Veículos Leves sobre Pneus (VLP/BRT), e também sistemas sobre trilhos, como trens urbanos, metrôs e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).
Seleção
Os projetos devem ser apresentados pelos estados e/ou municípios seguindo critérios pré-estabelecidos para enquadramento, como, por exemplo, a garantia de sustentabilidade operacional dos sistemas, a compatibilidade entre a demanda e os modais propostos e a adequação às normas de acessibilidade. Além desses critérios, serão priorizados projetos que beneficiem áreas com população de baixa renda, que já contem com projeto básico pronto e que tenham situação fundiária regularizada