Durante o VI Salão de Turismo, entre os dias 13 e 17 de julho, em São Paulo, será lançado o Projeto Maceió para Melhor Idade, que visa desenvolver ações que possibilitem adequar a cidade para o turismo planejado para as necessidades de pessoas com mais de 60 anos. O projeto, elaborado por Vanessa Rocha, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Turismo, Artesanato e Cultura, do Sebrae Alagoas, também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção de Turismo de Maceió (Semptur).
Segundo a secretária Claudia Pessôa, o projeto reúne vários parceiros, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “Cabe a cada parceiro criar atrativos para o público da melhor idade, como desconto nos restaurantes, promover atividades culturais, entre outros. No passeio das piscinas naturais já contamos com três jangadas adaptadas para as pessoas com pouca mobilidade física”, explicou Claudia. Esse projeto, segundo ela, visa tornar Maceió mais qualificado e competitivo para receber este público, que adora viajar.
Na opinião da gerente do Sebrae, Vanessa Rocha, para que esse projeto dê certo é fundamental contar com profissionais preparados para o atendimento, que conheçam as necessidades desse público, que tenham satisfação em trabalhar com pessoas idosas, que consigam explicar com clareza e cautela as informações, e que tenham paciência e competência para esclarecer quaisquer dúvidas. “Além de atendermos a esse público de forma adequada, ainda podemos movimentar a baixa temporada”, ressalta Vanessa .
Para o desenvolvimento do Projeto Maceió para Melhor Idade, meios de hospedagem, bares, restaurantes, agências de receptivo, guias de turismo, administradoras de pontos turístico-culturais, como museus e memoriais, associações de artesanato e outros prestadores de serviços serão capacitados para oferecer atendimento satisfatório para o turista da melhor idade.
Segundos dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) Maceió é o destino mais procurado do Nordeste pelo publico da melhor idade. Dados do IBGE revelam que o Brasil tem 25 milhões de idosos, aposentados e pensionistas, e a estimativa para os próximos dez anos é que ultrapassem os 34 milhões. Desse total, nove milhões de idosos viajam todos os anos, o que representam 20% dos turistas
Além da Semptur, do Sebrae e da Abrasel, constituem o comitê do projeto a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/AL), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/AL), o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/AL), o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&B), o Sindicato de Guias de Turismo de Alagoas (Singtur/AL), a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), Grupos Representativos de Alagoas (GRAL), o Sesc e o Senac.