Maceió poderá ser a cidade-sede de mais uma edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS’s) em 2013. Isso porque, no último dia 22, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo, participou de seminário em Brasília e cujo objetivo foi debater as candidaturas postas à competição nacional – este ano, os Jogos ocorreram em Campinas, interior de São Paulo, e a expectativa da organização é a de que cerca de três mil atletas de todo o país participem do evento a ser realizado no próximo mês de novembro.
“Participamos deste encontro em Brasília e demonstramos o nosso entusiasmo com a possibilidade de receber tão grandiosa competição, já que temos condições para tal, pois, trabalhamos também no sentido de oferecer aos nossos atletas os espaços adequados à prática do esporte de rendimento”, comentou, na oportunidade, o secretário Gustavo Toledo, acrescentando que a capital alagoana já receberá – como forma de preparação – o Mundial Universitário Vôlei de Praia, em setembro do ano que vem.
“E o esporte no ambiente escolar é algo maravilhoso. Com o JUB’s em nossa cidade, não receberemos apenas atletas, mas também formadores de opinião, como destacado durante o encontro em Brasília, movimentando também o turismo local. Será uma experiência única e mais que gratificante”, reforçou Toledo.
O seminário também serviu para a apresentação, pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), de todo o calendário de competições para 2013. O encontro também reuniu secretários de Estado e representantes dos governos do Pará, Maranhão, Amapá, Distrito Federal, Porto Alegre (RS), Natal (RN), Goiânia (GO), Poços de Caldas (MG), Viçosa (AL) e Blumenau (SC).
Ao final do evento, os convidados receberam um Caderno de Encargos, que descreve todos os requisitos para cada candidatura. As cidades interessadas em receber a competição devem entregar um ofício de intenção até o dia 30 de outubro. Após as visitas técnicas de vistoria, a CBDU irá anunciar a cidade vencedora, somente em maio de 2012.
Na oportunidade, os secretários também puderam acompanhar a partida de basquete entre FTC (BA) e Esamaz (PA), válida pelas finais da Liga do Desporto Universitário de Quadras 2011. O presidente da CBDU e também secretário-adjunto de Esporte e Lazer de Maceió, Luciano Cabral, agradeceu a presença de todos, afirmando considerar que tal união de esforços ‘é um sinal de que o projeto desta gestão está no caminho certo’.
Universíade
Também presente ao seminário, o secretário nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, parabenizou a CBDU e a delegação brasileira pela campanha obtida na Universíade 2011, em Shenzhen (China), no último mês de agosto, e destacou a iniciativa de Brasília, candidata à cidade-sede da Universíade 2017.
“A realização desta competição no Brasil vai coroar um ciclo dos grandes eventos esportivos sediados no país e estimular o esporte nas escolas e nas universidades. A Universíade não é apenas um evento em si, mas uma possibilidade de promover uma mudança de cultura, unindo várias instituições e segmentos em prol do fortalecimento do desporto educacional”, ressaltou Wadson.
“Acreditamos no projeto de Brasília para realizar o segundo maior evento poliesportivo do mundo. O esporte deve se sustentar na escola e na universidade”, salientou Luciano Cabral, tendo sido complementado pelo secretário Gustavo Toledo.
“É imensa a responsabilidade que assumimos mediante a possibilidade de realizarmos uma competição antecedendo a Universíade no Brasil, onde o programa Segundo Tempo, do governo federal, está sendo ampliado às universidades”.