×

Maceió

Maceió inicia 2ª etapa de vacinação contra pólio na segunda-feira

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, dará início, na próxima segunda-feira (8), à segunda etapa de imunização contra a poliomielite na capital alagoana. A campanha, realizada em todo o País pelo Ministério da Saúde, acontece até o dia 19 de agosto, direcionada às crianças a partir de zero e menores de cinco anos. A meta da SMS é atingir 95% da população infantil nessa faixa etária.

“Os pais precisam estar atentos para assegurar a imunização de seus filhos, pois, só assim, conseguiremos manter a doença erradicada no País, evitando que o vírus – que ainda circula em algumas partes do mundo – volte a circular no Brasil e penalizar crianças com sequelas como a restrição dos movimentos, provocadas pela paralisia”, afirma a coordenadora do PNI em Maceió, Juliana Cavalcante Barros.

Durante todo o período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a aplicação da vacina será feita nas unidades de saúde do município. No Dia D da campanha, marcado para o dia 13 deste mês, a ação será intensificada, com a disponibilização de postos volantes em locais acessíveis e de grande movimentação, como escolas, hipermercados, shoppings, associações de bairro, entre outros.

A DOENÇA

A poliomielite, ou “paralisia infantil”, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo. Atualmente, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989.

A vacina, desenvolvida pelo renomado pesquisador medicinal polonês-americano Albert Bruce Sabin, não possui contraindicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos seus componentes, em crianças imunologicamente deficientes ou quando a mesma apresenta febre acima de 38º, vômitos ou diarreia.