A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc), promoverá, no período de 8 a 11 deste mês, das 8h às 17h, uma capacitação da Rede Local do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil (Pair). O evento será realizado na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits).
O Pair é um projeto da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que visa desenvolver e implantar o programa no Brasil. Ele tem como objetivo central, integrar políticas e metodologias adequadas, que possam ser disseminadas, replicadas, além de articular o fortalecimento da rede de políticas públicas no âmbito do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
O secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Marcos Daniel da Silva Vasconcelos, afirmou que os temas abordados na
capacitação irão fortalecer o trabalho realizado em prol do enfrentamento da violência sexual contra as crianças e os adolescentes em Maceió.
No primeiro dia de evento, segunda-feira (8), os temas abordados serão: “Proteção dos Direitos Humanos Sexuais de Crianças e Adolescentes e o Enfretamento da Violência Sexual contra crianças e adolescentes: marcos conceituais”, “A importância do diálogo com os atores estratégicos da sociedade civil para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes” e o “Sistema de Garantia de Direitos”.
Na terça-feira (9), os temas apresentados serão: “Construindo Redes de Atenção na área da Violência Sexual Infanto-Juvenil”, “Políticas Setoriais e Violência Sexual cometida contra Crianças e Adolescentes”, “Proteção dos Direitos Sexuais Reprodutivos” e os “Crimes Sexuais Contra Crianças e Adolescentes”.
Já na quarta-feira (10), serão realizadas oficinas temáticas sobre os temas debatidos nos dois primeiros dias de evento. No último dia de capacitação, quinta-feira (11), os participantes darão continuidade às oficinas temáticas, como também será feira a apresentação do Plano Operativo Local. Para finalizar, as autoridades assinarão um Pacto com a Sociedade.
