×

Maceió

Maceió ganha primeiro Caps ad III 24h para atender dependentes químicos

Secretário nacional ressaltou o trabalho conjunto entre as três esferas de poder

“Sou usuária de drogas há um bom tempo. Durante o dia, tenho atendimento no Caps [Centro de Atenção Psicossocial], mas à noite fico sem um local para realizar o tratamento, mesmo sofrendo com crises de abstinência, que muitas vezes me fazem voltar a usar algum tipo de droga”. O depoimento é da estudante Maria Cristina Santos. Para evitar situações desta natureza e garantir que usuários de crack, álcool e outras drogas recebam atendimento no período noturno, o governo do Estado e Prefeitura de Maceió inauguraram nesta terça-feira (21) o primeiro Caps ad III 24 horas.

Situado na Rua Virgínio de Campos, no bairro Farol, a unidade foi construída com recursos do município e do Governo Federal, por meio do Programa Crack: É Possível Vencer, e contará com R$ 70 mil mensais para o custeio. Batizado de Everaldo Moreira, o Caps ad III 24 horas integra a Rede de Atenção Psicossocial, criada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) como estratégia para tratar dependentes químicos que fazem uso do crack, álcool e outras drogas.

Atendendo a todas as especificações da Lei Federal 10.216, que trata da Reforma do Sistema Psiquiátrico Brasileiro, a unidade já possui 3.276 usuários cadastrados e tem capacidade para atender 80 pacientes por dia. Além de tratar os usuários de crack, álcool e outras drogas por meio de acompanhamento psiquiátrico, uma equipe multidisciplinar irá disponibilizar atividades físicas, lúdicas e de reintegração social, visando reabilitá-los completamente.

Ainda no Caps ad III 24 Horas, uma equipe estará de prontidão para elaborar os laudos psiquiátricos, que são pré-requisito para realizar a internação involuntária dos dependentes químicos. Com esta ação, a Sesau e a Prefeitura de Maceió concluem mais um etapa do projeto para assegurar a Rede de Atenção Psicossocial, segundo destacou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.

“Graças aos esforços conjuntos entre as três esferas de Governo, conseguimos entregar à população de Maceió o primeiro Caps ad III 24 Horas. Esse é mais um passo para reestruturar a Rede de Atenção Psicossocial de Alagoas, visando cuidar das pessoas que sofrem de transtornos mentais e dos usuários de crack, álcool e outras drogas”, afirmou o secretário, informando que Alagoas possui 55 Caps.

Também presente à inauguração, o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, ressaltou o trabalho conjunto entre as três esferas de poder. “Há dois anos que trabalhamos para dotar a capital alagoana de um Caps ad III 24 horas, mas só agora, com a união entre Estado e município, finalmente conseguimos entregar mais este equipamento de saúde”, disse, ao representar o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A inauguração da unidade acontece em consonância com a Portaria Federal 336, instituída pelo Ministério da Saúde em 2002. Ela assegura que os municípios com população igual ou superior a 200 mil habitantes devem contar com Caps ad III 24 horas. Uma realidade que, segundo o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, comprova o compromisso da atual gestão com a saúde dos moradores da capital.

“Maceió tem direito a cinco Caps ad III 24 horas, mas nenhuma outra gestão havia olhado com atenção para a problemática dos usuários de crack, álcool e outras drogas. Eles não são marginais ou bandidos, mas pessoas que sofrem com a doença da dependência química e que terão um tratamento especial nesta unidade, onde futuramente estarão curados para retornar ao convício social”, enfatizou Rui Palmeira, agradecendo a parceria com o Estado.

Reabilitação

Durante a inauguração, um grupo de usuários encenou o espetáculo teatral Alto da Entorpecida, inspirado na obra do escritor paraibano Ariano Suassuna. Com texto da jornalista Carla Rosset e cenário produzido pelos próprios usuários do Caps ad III 24 horas, a peça mostrou que os usuários de crack, álcool e outras drogas podem se reabilitar, bastando para isso que tenham acesso ao tratamento adequado.