×

Esporte

Maceió: Elite do vôlei se fez presente no lançamento do núcleo

Carlão marcou presença no lançamento do projeto em Maceió

Maceió (AL) se transformou na capital brasileira do voleibol neste final de semana. Desde sexta-feira, a cidade recebe a nona etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. No mesmo dia, foram realizadas duas importantes assembleias, envolvendo os principais representantes da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV). Por fim, neste SÁBADO (16.03), foi inaugurado mais um núcleo do VivaVôlei em parceria com o Banco do Brasil.

Na verdade, é o nono núcleo desta sólida parceria, firmada com o projeto social da CBV em 2012. Carlão, medalha de ouro nos Jogos de Barcelona/92 e um dos Embaixadores do Banco do Brasil, é o padrinho do núcleo de Alagoas, mais um estado brasileiro a abraçar a causa do VivaVôlei, que funcionará no ginásio Tenente Madalena, no bairro Cambona, e atenderá mais de 200 crianças. O ex-atleta, que é de Rio Branco (AC), mas começou a jogar vôlei no Nordeste, mais precisamente em Fortaleza (CE), era a imagem do orgulho.

“Essa parceria entre o voleibol nacional e o Banco do Brasil já é um sucesso há anos. Agora, ela se estende a esse projeto fantástico, que lida diretamente com crianças carentes, que muitas vezes não têm oportunidades na vida. Certa vez, estive no interior de Manaus e pude comprovar a força que tem o VivaVôlei junto à garotada. É um prazer fazer parte disso tudo”, disse Carlão, que também é padrinho de um núcleo em Goiânia (GO).

Várias outras personalidades estiveram no evento, como o presidente da FIVB, Ary Graça; o presidente em exercício da CBV, Walter Pitombo Larangeiras, o Toroca; o prefeito de Maceió, Rui Palmeira; o gerente da Unidade VivaVôlei da CBV, Marcos Aurélio Gonçalves; diversos presidentes de Federações de Vôlei do país, entre outros. Toroca, que também é presidente da Federação Alagoana de Voleibol, ficou feliz por ver que o esporte mais vitorioso do país está cada vez mais fortalecido.

“Já estou nesse meio há muitos anos, o vôlei faz parte da minha vida e da minha história, e é sempre gratificante ver tantas crianças envolvidas com o nosso esporte. Quem sabe daqui não sairão outros campeões olímpicos como o Carlão. Se não puderem chegar tão longe, que pelo menos a gente faça a nossa parte para que eles se tornem campeões da vida”, declarou Toroca.

Assim como implantou o VivaVôlei no Brasil, Ary Graça, presidente licenciado da CBV e agora presidente da FIVB, já planeja expandir o projeto social pelo mundo. Este, aliás, é um de seus pilares como mandatário do voleibol mundial.

“Em abril, no Peru, farei uma palestra para membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) para falar sobre ‘Sport for all’ (Esporte para todos). A ideia é, primeiramente, levar o projeto VivaVôlei para África e Ásia. Todos precisam ter essa sensibilidade, que é muito forte, com o aspecto social ligado ao voleibol”, anunciou Ary Graça.