Dentro do Programa “Viaja Mais Melhor Idade”, Maceió é considerada o quinto destino brasileiro mais procurado pelo público da melhor idade. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (21) pelo gerente de políticas e fortalecimento da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Francis Hurst, na reunião do Conselho Municipal do Turismo (Comtur).
“O programa Viaja Mais Melhor Idade foi reformulado. Antes, só era possível viajar na baixa temporada; agora o programa também vale na alta temporada”, explicou Francis Hurst, acrescentando que o Nordeste atende a 50% da demanda nessa faixa etária.
O programa é uma iniciativa do Ministério do Turismo que visa promover a inclusão social de pessoas a partir de 60 anos, de aposentados e de pensionistas, proporcionando-lhes oportunidades de viajar e de usufruir os benefícios da atividade turística, como forma de fortalecimento do setor de turismo no Brasil.
Convite
Na reunião, a coordenadora de turismo social do Sesc Guaxuma, Juliana Araújo, convidou os conselheiros para prestigiar a Mostra de Produtos Alagoanos, na unidade de Riacho Doce. O evento, que começa nesta quinta (21) e prossegue até domingo (24), reúne trabalhos de 16 artesãos e 12 quituteiras do litoral norte de Maceió. A entrada é gratuita.
A secretária ajunta do Turismo de Maceió, Claudia Paiva, ressaltou o trabalho do Sesc Guaxuma em valorizar o talento dos artesãos e a gastronomia dos moradores do litoral norte.
“Os turistas que se hospedam no Sesc Guaxuma, além das belas praias, boa infraestrutura hoteleira, também têm acesso a cultura e gastronomia da região. Este trabalho contínuo do turismo social do Sesc tem um papel importante de fortalecer o turismo de comunidade. Já intercedemos junto ao Grupo de Agências de Receptivas (Gral) para que no retorno do passeio do litoral Norte levem os turistas para conhecer a Mostra”, relatou a secretaria adjunta, Cláudia Paiva.
Também foi discutido o regimento do Comtur e apresentado o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo 2015/2020. Segundo Cláudia Paiva, planejar o turismo é pensar no futuro e no desenvolvimento do setor. “Queremos um Conselho participativo para construirmos juntos o turismo em Maceió”, reforçou Cláudia Paiva.
Claudia Paiva relatou que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) continuará, mas com nova nomenclatura. Em vez de Copa, será Pronatec Turismo.