×

Maceió

Maceió é destaque nacional em matrículas nos cursos do Pronatec

O Município de Maceió comemora os resultados significativos da inclusão de jovens e adultos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Aprendizagem, o Pronatec. Somente em 2013, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) registrou 10.474 pré-matrículas e 7.771 matrículas feitas para os mais de 200 cursos disponibilizados até o mês de novembro.

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), divulgados durante o Plano de Pactuação do Pronatec Brasil Sem Miséria 2014, em Alagoas, destacaram Maceió como a segunda cidade do Brasil que mais matriculou jovens nos cursos técnicos de alto padrão oferecidos pela Semas, em parceria com o Sistema S (Senai, Senac, Senat), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Entre os cursos de maior adesão estão os de auxiliar administrativo, operador de computador, recepcionista, padeiro e confeiteiro. Para a coordenadora-geral dos Programas Especiais e Complementares da Semas, Silvana Cunha, o sucesso das ações do Pronatec em Maceió é reflexo da integração das equipes internas da Semas, junto aos parceiros.

A Assistência Social de Maceió já trabalha com foco nas metas para o ano que vem. “Os dados são frutos de todo o empenho realizado por equipes que não medem esforços para mostrar bons resultados. Não podemos parar e não vamos parar. Nossa meta para 2014 é atingir o número de 20 mil jovens matriculados nos cursos do Pronatec”, disse Silvana.

A secretária de Assistência Social, Juliana Vergetti, destacou os grandes avanços do Pronatec desde o início do ano, quando, após solicitação da Semas, os números de vagas previstos para 2013 foram quadruplicados. “Em 2012, foram disponibilizadas 4 mil vagas durante todo o ano. Conseguimos ampliar a oferta e estamos muito felizes com o resultado positivo, que colocou Maceió como a segunda cidade que mais matriculou alunos no Pronatec em todo o país”, destacou.

“Nossa intenção é oferecer a qualificação profissional para os beneficiários do CadÚnico e, com isso, dar oportunidade para estas pessoas serem inseridas no mercado de trabalho e garantir a cidadania para quem está em situação de risco ou vulnerabilidade social”, completou Juliana Vergetti.

Este mês, representantes dos municípios alagoanos se reuniram para a pactuação do Pronatec, visando o aumento no número de vagas para os cursos profissionalizantes em todo o Estado. Na solenidade, realizada no auditório da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), Maceió foi colocada como destaque nacional, pelo ótimo desempenho nas ações do programa em 2013.

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma ação de formação profissional voltada para inscritos no Cadastro Único com o objetivo de ampliar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC). Além de estar inserido no CadÚnico, para participar dos cursos gratuitos é preciso ter idade entre 16 e 59 anos.