Quem assistiu o Jornal Nacional da Rede Globo na noite desta quinta-feira (19), acompanhou a divulgação das dez cidades mais violentas do Brasil, sendo citadas mais uma vez a capital alagoana, Maceió e também Arapiraca no interior do estado. Fato vergonhoso para Alagoas foi que além de ter mantido as duas cidades no ranking da violência brasileira ainda teve Arapiraca exposta como exemplo da violência urbana no país.
A pesquisa que resultou na mostra onde os dois municípios alagoanos aparecem foi realizada pelo Instituto Sanghali que coletou dados entre 1997 e 2007, período onde o Estado de Alagoas disparou na liderança do número de homicídios com uma taxa de 59,6 para cada 100 mil habitantes.
Com forte destaque para Arapiraca que é a segunda maior cidade do estado e também a que mais cresce no interior de Alagoas, a matéria mostrou moradores assustados e comerciantes com sequelas da violência. Também foi mostrado claramente que em Alagoas há um avanço da violência no interior, onde os municípios de Rio Largo e Messias aparecem no ranking dos municípios brasileiros em que mais se registra assassinatos, ficando na escala de 100, ambos em 33° e 60° respectivamente.
No último levantamento feito em março deste ano, Maceió e Arapiraca apareciam entre as dez mais violentas do país, continuando atualmente nas posições de 8ª e 9ª cidades mais violentas do Brasil, sendo considerado mais seguro por alguns críticos morar num país em guerra do que em um destes municípios. Conheça os dez mais violentos do Brasil.
1º. Juruena – MT: 139 Taxa média de homicídio [em 100 mil] da população total
2º. Nova Tebas – PR: 132
3º. Tailândia – PA: 128,4
4º. Guaíra – PR: 106,6
5º. Coronel Sapucaia – MS: 103,6
6º. Viana – ES: 99
7º. Tunas do Paraná – PR: 99
8º. Maceió – AL: 97,4
9º. Arapiraca – AL: 96,7
10º. Linhares – ES: 96,3