A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) abriu, na noite desta quarta-feira (1º), a programação de atividades do Seminário Trans 2010-2020, que tem como principal objetivo discutir ações concretas para a promoção de soluções para deficiências no trânsito de Maceió para os próximos dez anos. O evento aconteceu no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.
Para contar um pouco da evolução dos meios de transporte e do trânsito em geral, a organização do evento preparou uma peça teatral que, ao mesmo tempo em que divertiu, acrescentou aspectos das discussões do seminário para a plateia. Ao final da encenação, ao som de um saxofone e de um violino, os hinos Nacional e de Alagoas foram executados, abrindo oficialmente o seminário.
O anfitrião e mestre de cerimônias da noite, coronel Jorge Coutinho, falou da importância do esforço conjunto de todos os setores da sociedade para que sejam sugeridas alternativas para problemas que interferem no dia a dia do trânsito da capital. “Os últimos 50 anos foram de intensas transformações, e o planejamento urbano não acompanhou o vertiginoso crescimento da frota de carros que circula pela cidade. Temos que analisar o passado e observar o presente, para que possamos dimensionar de forma ordenada o futuro do trânsito em Maceió”, avaliou Coutinho.
A mesa de honra da solenidade contou com as presenças dos promotores de Justiça Flávio Gomes e Dalva Tenório; dos secretários municipais Mosart Amaral (Infraestrutura), Marcelo Firmino (Comunicação) e Márzio Delmoni (Planejamento), que representou o prefeito Cícero Almeida; do presidente da Companhia Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Comarhp), Carlos Lima; do prefeito comunitário do Benedito Bentes, Silvânio Barbosa; do diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/AL), Marcos Vital; do representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luís Jardim; e do deputado estadual Judson Cabral.
A programação prosseguiu nesta quinta-feira (2) com palestras e painéis distribuídos pela manhã e tarde. O evento será concluído nesta sexta-feira, com mais debates e, no encerramento das atividades, será assinada a Carta Cidade de Maceió, documento que vai reunir as propostas aprovadas ao longo do seminário.
Confira a programação completa:
Dia 2 de dezembro:
8h – Palestra 1
Assunto: O Planejamento da Cidade de Maceió – o Contemporâneo com a Visão de Futuro.
Convidados: Marzio Delmoni – secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento; Mozart Amaral – secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanização; Nilton Pereira – secretário Municipal de Habitação Popular e Saneamento.
9h – Painel 1
Assunto: Como Construir uma Nova Maceió, sem Destruir a Velha Maceió/ Maceió do Ponto de Vista Sociológico.
Convidado: Sávio Almeida – professor e doutor do Cesmac.
10h – Intervalo
10h30 – Palestra 2
Assunto: Ecovia: A Humanização das Novas Vias de Maceió.
Convidado: Ricardo Ramalho – secretário Municipal de Proteção ao Meio-Ambiente.
11h30 – Painel 2
Assunto: A Nova Visão do Sistema de Transporte e Trânsito: A Mobilidade Urbana como Inclusão Social.
Convidados: Dalva Tenório – Promotora de Justiça que coordena o Núcleo do Meio-Ambiente; Representante da Transpal.
14h – Painel 3
Assunto: A Engenharia de Trânsito como Instrumento na Qualidade de Vida do Cidadão.
Convidados: José Ricardo Correia Silva – engenheiro da SMTT; Múcio Pina Lopes- engenheiro do Detran.
15h – Intervalo
15h30 – Painel 4
Assunto: O Ordenamento de Trânsito, em Face da Demanda do Turismo.
Convidados: Claudia Pessôa – secretária Municipal de Promoção do Turismo; Valdir Santos – presidente do Sindicato dos Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares.
17h – Painel 5
Assunto: Acertos e Erros do Código de Trânsito Brasileiro.
Convidados: Antônio Carvalho – especialista no Código de Trânsito Brasileiro; Marcos de Almeida Sampaio – especialista em Operações de Trânsito; Luiz Augusto de Medeiros Lira – tenente do Corpo de Bombeiros – grupo de Socorro de Emergência e Resgate.
Dia 3 de dezembro:
8h – Painel 6
Assunto: A Imprensa como Elemento de Conscientização da Paz no Trânsito.
Convidados: Marcelo Firmino – secretário municipal de Comunicação e jornalista; Bleine Oliveira – jornalista; Ênio Lins – jornalista; Jorge Souto de Moraes – jornalista.
9h – Palestra 3
Assunto: A Cidade de Maceió nas Décadas 70 e 90.
Convidados: João Rodrigues Sampaio Filho – reitor do Cesmac; José Arnaldo Lisboa Martins – engenheiro.
10h – Intervalo
10h30 – Painel 7
Assunto: O Que Deu Errado em Maceió?
Convidados: Vinícius Maia Nobre – engenheiro
11h30 – Painel 8
Assunto: As Consequências da Nova Expansão Industrial, Comercial e Imobiliária da Cidade de Maceió.
Convidados: Wilson Barreto Prado – presidente do Clube de Diretores Lojistas; Representantes da Federação da Indústria; Jubson Uchoa Lopes – Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas; Ivã Vilela – secretário Municipal de Controle do Convívio Urbano; Mozart Amaral – secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanização.
14h – Painel 9
Assunto: Os Poderes Constituídos em Defesa do Cidadão.
Convidados: Representante do Poder Judiciário, Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil.
15h – Intervalo
15h30 – Painel 10
Assunto: Mobilidade Sustentável.
Convidados: José Moura Amaral Filho – assessor Especial de Trânsito da SMTT; Nímia Braga – arquitetura da SMTT; Eucir Maux – arquiteta da SMTT; Luiz Alves Nicácio Filho – arquiteto da SMTT; José Nelito Ferreira – arquiteto da SMTT; Roberto Barreiros – engenheiro da SMTT.
17h – Painel 11
Assunto: O Custo Social dos Acidentados no Trânsito/ A Educação de Trânsito como Ferramenta na Preservação da Vida.
Convidados: Sandra Canuto – superintendente de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde; Herbert Mota – secretário de Saúde do Estado de Alagoas; José Geraldo Lima do Nascimento – médico do Trabalho do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió; Aldinete Dantas e Francisco Tenório – Educação de Trânsito da SMTT; Representante da Educação de Trânsito do DETRAN.
18h – Assinatura da Carta Cidade de Maceió
19h – Coquetel de encerramento.
