×

Maceió

Maceió contribui para o Mapa da Rede de Proteção à Infância

A intenção é disponibilizar num mesmo espaço todos os serviços voltados ao público

Todos os serviços de atendimento à criança e ao adolescente ofertados pela rede pública de Maceió estarão disponíveis no Mapa da Rede de Proteção à Infância, que vem sendo construído pelo Ministério Público Estadual, secretarias municipais e estaduais, além de conselhos de direitos. A intenção é disponibilizar num mesmo espaço todos os serviços voltados ao público infantojuvenil e, com isso, facilitar o acesso das famílias às informações.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é uma das parceiras na construção do Mapa. “Estamos disponibilizando todas as informações sobre a rede de Assistência Social que atende crianças e adolescentes. São informações sobre os serviços dos nossos Cras, Creas, Serviço de Convivência, Acolhimento Institucional, Liberdade Assistida, Conselhos Tutelares… Serviços que trabalham com a criança e o adolescente. A construção deste Mapa da Rede de Proteção irá facilitar o acesso aos serviços e, com isso, contribuir para o atendimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade”, explicou a assistente social da Semas Eunice Novaes.

Além dos serviços da Assistência Social, a Prefeitura de Maceió estará disponibilizando as informações das unidades de saúde, escolas e creches da capital. “Já trabalhamos com o fortalecimento da rede de atendimento ao público infanto-juvenil. O Mapa vem para somar ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Maceió, principalmente através da Plataforma de Centros Urbanos, para diminuir as desigualdades sociais e garantir qualidade de vida às nossas crianças e adolescentes”, informa a chefe de Gabinete da Prefeitura de Maceió, Juliana Vergetti.

De acordo com a promotora da Infância e da Juventude, Alexsandra Buerlen, a proposta do Ministério Público estadual é reunir os serviços ofertados pelo Estado, Município e organizações não-governamentais no site da instituição para facilitar e garantir o funcionamento da rede de atendimento em Maceió.

“Vamos trabalhar por bairros, disponibilizando os serviços daquela região no site do MP. Lá haverá informações sobre o serviço, o endereço e contato para facilitar o acesso das famílias aos serviços voltados à criança e ao adolescente”, ressaltou a promotora.