Maceió comemora, neste domingo (9), o seu aniversário de 173 anos, mas as comemorações só irão acontecer no próximo dia 15, no histórico bairro de Jaraguá. A programação está sendo elaborada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), a atração principal será a banda gospel Diante do Trono, que se apresentará às 20h.
Recentemente, Maceió ficou em primeiro lugar na disputa das mais belas cidades brasileiras. Com 21.992 votos – 38% do total -, a capital de Alagoas disparou na preferência dos leitores do iG”. A votação foi feita pela internet, em tempo real, e durou três dias, culminando com a eleição de Maceió como a “cidade mais bonita do Brasil”, deixando para trás o Rio de Janeiro.
A cidade de Maceió teve origem num povoado que surgiu no entorno de um engenho de açúcar. O nome Maceió vem do tupi “Maçayó” ou “Maçaio-k”, que significa “o que tapa o alagadiço”. O povoado tinha uma capelinha em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres, construída no local onde hoje está a Catedral Metropolitana, na Praça Dom Pedro II.
A vila de Maceió foi desmembrada em 5 de dezembro de 1815, da Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade, em decorrência do desenvolvimento advindo da operação do Porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias.
Com a emancipação política de Alagoas, em 1817, o governador da nova Capitania, Sebastião de Mélo Póvoas, iniciou a transferência da capital para Maceió, um processo tumultuado que encontrou resistência de homens públicos e da Câmara Municipal da antiga capital.
Uma expedição militar de Pernambuco e da Bahia chegou a Maceió para garantir a ordem e no dia 16 de dezembro de 1839 foi instalada a sede do governo em Maceió que, a partir daí, consolidou seu desenvolvimento administrativo e político. Teve início uma nova fase no comércio e começou a industrialização.
