Realizada pelo Programa de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) acaba de atingir a meta de 80% de cobertura no município de Maceió. De acordo com a Coordenação do Programa, no entanto, a vacinação ainda continuará a ser disponibilizada para os grupos prioritários nas unidades de saúde, até que sejam alcançados os percentuais estabelecidos para cada público da campanha.
“Atingimos uma cobertura geral de 80,24%, superando esse percentual na imunização de puérperas (94,71%), trabalhadores de saúde (99,59%) e idosos (82,95%). Seguiremos, porém, a determinação do Ministério da Saúde, de mantermos a vacinação até atingir as metas individuais nos grupos de crianças de seis meses a menor de cinco anos e de gestantes, que somaram até a última quarta-feira (17), 71,44% e 69,19%, respectivamente, garantindo a proteção contra a doença que traz uma série de complicações, internação e mortes decorrentes das infecções causadas pelo vírus”, afirma a coordenadora do PNI, Eunice Raquel Amorim.
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
O Brasil é um dos poucos países a oferecer, desde 1999, a vacina gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O MS recomenda ainda que, em qualquer suspeita, o paciente procure imediatamente orientação médica.
