A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), já está entregando os carnês referentes ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2017. Com a antecipação, o contribuinte ganhou mais tempo para se organizar, tendo em vista que os prazos não foram alterados.
De acordo com a Semec, os carnês começaram a ser distribuídos pelos Correios no último dia 20, mas além de receber em casa, o cidadão também conta com o acesso online aos boletos, pelo site www.maceio.al.gov.br/smf.
“A previsão dos Correios é concluir a entrega em meados de fevereiro. Vale ressaltar que o vencimento da cota única continua com a data prevista de pagamento que é 31 de março. Os contribuintes contam, ainda, com a comodidade de cadastrar o boleto em débito automático no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal”, detalhou o auditor fiscal da Semec, Lúcio Calheiros.
“Felizmente este ano conseguimos antecipar a confecção dos carnês e iniciamos a entrega imediatamente. Este ano, está mantido o desconto de 10% na cota única, ou se preferir, dividir o imposto em 10 parcelas. O reajuste para 2017 foi de 7,88%”, acrescentou Calheiros.
Segundo o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede, são mais de 220 mil carnês de IPTU gerados, o que cria uma expectativa de arrecadar R$106 milhões em 2017. “O IPTU é um dos principais impostos do município e a arrecadação dele possibilita investimentos em diversas áreas como educação, saúde e infraestrutura. É preciso que os contribuintes compreendam que o pagamento desse tributo representa investimentos para o desenvolvimento da cidade, ou seja, ele retorna diretamente em benefícios para todos”, destacou.
A cobrança do imposto é determinada pelo Art. 156 da Constituição. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com a Semec no 3315-2574.
