A pesquisa sobre intenção de compra do consumidor maceioense para o Dia dos Pais, realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), aponta que 74% dos entrevistados vão presentear no Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, que será no próximo dia 14.
De acordo com a pesquisa, 35,8% vão presentear com vestuário. Na sequência, os itens mais procurados são: sapatos e cintos (20,2%); perfumaria e cosméticos (16,4%); eletroeletrônicos (14,7%); celular (10,6%); livros (8,2%); óculos/relógios (7,6%); produtos de informática (6,7%); cesta de café da manhã (4,7%); CD/DVD (4,7%); material esportivo (4,5%); barbeador/cortar/cabelo (1%) e imóveis (0,8%).
Mais de 50% da intenção de compra dos filhos está relacionada aos itens vestuário e sapatos/cintos. A pretensão de gastos está muito bem distribuída, com destaque para a faixa de valores entre R$ 51 a R$ 100, com quase 30% dos entrevistados.
Dos entrevistados que afirmaram ir às compras, 55% vão utilizar como forma de pagamento o cartão de crédito. Já 35% devem optar pelo pagamento em dinheiro. Ainda sobre a forma de pagamento, 7% devem pagar com cartão de débito, 2% com cheque (à vista) e 1% com cheque (pré-datado). O resultado aponta que 62% das pessoas devem usar o dinheiro de plástico (cartões de crédito e de débito). Por isso, as empresas devem estar preparadas para atender a esta modalidade de pagamento.
Os shoppings e as lojas do centro da cidade serão os estabelecimentos mais procurados para as compras do Dia dos Pais. Dos entrevistados, 45% pretendem comprar nos shoppings e 34% no centro da capital. As galerias comerciais serão a opção para 9% dos entrevistados, enquanto 6% devem adquirir os presentes pela internet e 4% em supermercados.
A grande maioria das pessoas (94%) demonstrou preferência por passar este dia na intimidade de suas famílias. Na casa dos pais (58%); em casa (26%); casa de parentes (8%), casa de amigos (2%). Poucos optaram em ir à restaurante no Dia dos Pais (6%).
A melhor perspectiva para o dia das compras serão os sábados que antecedem a data comemorativa. Por sua vez, segundo os entrevistados, os principais motivos que os levaram às compras são os preços convidativos (23%), promoções (19%), qualidade dos produtos (16%), variedade (12%), vitrine (5%), recepção dos vendedores (5%).
Um percentual significativo (20%) já tem como certo o local da compra.Segundo os entrevistados, os principais motivos que atraem para as lojas são preço (23%), promoções (19%), qualidade dos produtos (16%), variedade (12%), vitrine (5%), recepção dos vendedores (5%). Um percentual significativo (20%) já sai sabendo onde via comprar.
O perfil dos entrevistados corresponde a 46% de homens e 54% mulheres. A maioria dos entrevistados tem entre 35 a 44 anos (33%) e entre 25 a 34 anos (28%). A renda familiar dos entrevistados tem entre três a cinco salários mínimos (41%), até dois salários mínimos (31%) e entre seis a dez salários mínimos (9%).
O perfil do consumidor está estruturado na sua grande maioria de pessoas que recebem até cinco salários mínimos, constituindo 72% dos entrevistados. Em relação ao grau de escolaridade, a maioria possui o Ensino Médio (47%), superior (29%), Ensino Fundamental (14%), pós-graduação (5%) e técnico (4%).
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) realizou a pesquisa, por meio do IFEPD, no período de 25 a 30 de julho deste ano, quando foram entrevistadas 540 pessoas.
O Dia dos Pais é esperado como uma grande promessa para incrementar as vendas. Com esta expectativa, os empresários do comércio de Maceió montam estratégias visando atender adequadamente os diversos públicos que devem procurar os estabelecimentos comerciais. Com este enfoque a Fecomércio estruturou a pesquisa para conhecer os anseios da população.
Com a conjuntura econômica atual favorável, os empresários do comércio visualizam um cenário dos mais otimistas. Em todas as esferas sociais é esperado um bom desempenho das vendas neste dia comemorativo. Os empresários devem estar preocupados em atender a diferentes públicos com necessidades das mais diversificadas para atender plenamente as expectativas dos consumidores.
