×

Maceió

Luz do Saber encerra atividades com apresentação de projetos

Estudantes acompanham apresentações do Projeto Luz do Saber

Um pesquisador inusitado, chamado Eletronildo, foi o anfitrião da culminância do Projeto Luz do Saber, desenvolvido pela Eletrobrás e executado durante o ano de 2014 nas escolas públicas municipais de Maceió. Cerca de 250 alunos, de sete escolas participaram da solenidade de encerramento do ciclo

Segundo o presidente da Eletrobras Alagoas, Vladimir de Abreu, o projeto Luz do Saber é um instrumento educativo e de orientação para crianças. “O Projeto Luz do Saber é um dos mais importantes da Eletrobras, pois ele ensina a criança a usar a energia de forma consciente e esse conhecimento ela leva para dentro de casa e para a vida toda”.

Em Maceió, segundo o presidente, a meta de participação foi superada. “A estimativa era envolver 40 escolas e atingimos 47. Estimamos envolver 160 educadores foram 384. Planejamos atender 4.480 alunos e chegamos a 10.769″, comemorou o presidente da Eletrobrás.

Para a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, a parceira com a Eletrobras é de suma importância por levar um debate sobre o uso eficiente dos recursos. “A gente sabe que só o conhecimento transforma e é esse aprendizado fica e motiva as crianças, pois elas são as multiplicadoras de um saber e uma atitude”, reforçou Dorea.

Um dos trabalhos apresentados na solenidade foi do professor Paulo Roberto, da Escola Municipal Geruza Costa. Durante a evolução do projeto, os seus alunos assistiram aos vídeos de geração de energia e em seguida trabalharam sobre o uso da energia e sua relação com o meio ambiente. “Passamos por temas como preservação da água, desmatamento, falta de energia e outros. Foi uma oportunidade de discutir sobre as consequências da degradação dos recursos que resultam na falta de água e energia”, comentou o educador. O resultado final do trabalho foi um cordel elaborado com alunos entre 8 e 13 anos.

João Vítor, 7 anos, da Escola Municipal César Augusto de Oliveira, aprendeu que atitudes simples podem favorecer o consumo consciente e eficiente de energia. ” Aprendi a desligar a TV antes de dormir, porque ela na tomada gasta energia. Aprendi também a não deixar a torneira ligada, nem a jogar lixo no chão”.

Para Josilda Lima, diretora da Escola Municipal Maria de Fátima Melo, a experiência com o Luz do Saber trouze uma tomada de consciência tanto de alunos como dos servidores. “Eles entenderam que a agua é um recurso que precisa ser poupado. Que há outras formas de energia, como eólica, além de reforçar o uso consciente da energia”.