×

Esporte

Luto: Vôlei do Brasil dá adeus ao grande Ênio Figueiredo

Ênio Figueiredo construiu uma carreira vitoriosa no vôlei nacional

Um dos grandes treinadores de vôlei do Brasil, Ênio Figueiredo faleceu nesta terça-feira (12.08), vítima de complicações cardíacas. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lamenta a perda do ex-técnico da seleção brasileira feminina. O velório teve início ainda na terça, às 17h, no Memorial do Carmo e Ênio será cremado nessa quarta-feira (13.08), às 8h30, no mesmo local.

Ênio Figueiredo começou a carreira como jogador do Flamengo, em 1962. Viveu durante nove anos como atleta e alguns dos títulos mais importantes que conquistou foram com o time carioca onde começou sua história no vôlei.

Depois jogou em outros clubes e, depois virou treinador. Como técnico, esteve em grandes competições internacionais como Jogos Olímpicos, Pan-Americano, Sul-Americano, Universíade, entre outras. Na Universíade, levou o Brasil a conquista do primeiro título de expressão mundial para o voleibol feminino, em 1983.

Foram 25 anos como treinador. No comando da seleção feminina, foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento técnico e tático do vôlei feminino nos anos 70 e 80. Ênio Figueiredo também esteve à frente da Federação Peruana de Vôlei, onde foi diretor técnico da seleção feminina.

A importância de Ênio para a CBV fica clara através da presença do ex-treinador na primeira edição da revista CBVôlei, que vai ser lançada nos próximos dias. Ele foi convidado a manter uma coluna resgatando a história do voleibol. Em homenagem, a entidade manterá a coluna escrita pelo ex-técnico.