Através de uma nota oficial, a Federação Norueguesa de Natação comunicou nesta terça-feira, que o campeão mundial Alexander Dale Oen faleceu ao participar dos treinamentos que vinha realizando em Flagstaff, no Arizona, nos Estados Unidos. O atleta estava com 26 anos e morreu após sofrer uma parada cardíaca.
Oen foi encontrado caído no chão do banheiro na segunda-feira. Levado para um um hospital local, não deu reposta aos trabalhos dos médicos em ressuscitá-lo. Porta-voz do hospital, Starla Corllins confirmou a morte, mas não forneceu mais detalhes.
Segundo informações da federação, Dale Oen tinha realizado apenas um treino leve na segunda-feira, e também jogado uma partida de golfe. Porém, seus companheiros ficaram preocupados quando o nadador passou um tempo longo no chuveiro, e entraram em seu banheiro porque ele não respondia aos chamados.
Dale Oen conquistou o ouro na prova dos 100 metros peito no Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai, na China, em julho de 2011, e faturou a prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O nadador era uma das principais esperanças de medalha da Noruega para a Olimpíada de Londres.
