A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) articula a criação de um grupo formado por Brasil, Indonésia e Congo — o BIC — para atuar na próxima Conferência das Partes sobre o Clima (COP27), no Egito, em caso de eleição do petista, com objetivo de pressionar os países ricos por financiamento para proteção das florestas e pela definição de detalhes sobre o mercado de carbono global.
Brasil, Indonésia e Congo têm as três maiores áreas de floresta tropical no mundo e, assim como no território brasileiro, as áreas verdes dos demais países estão sob ameaça de desmatamento, com risco para a biodiversidade.
“A proposta do BIC é montar uma aliança estratégica para pautar a questão do financiamento já na COP do Egito”, disse à Reuters o coordenador do programa de governo do PT, Aloizio Mercadante.
Os primeiros contatos com os governos de Congo e Indonésia já foram feitos, e uma reunião com um assessor do presidente do Congo deve ser marcada para as próximas semanas.
