×

Política

Lula garante vinda à Alagoas para apoiar Ronaldo Lessa

Lula em conversa com Renan Calheiros

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou nesta terça-feira, durante o café da manhã, que virá a Alagoas no segundo turno para apoiar o candidato do PDT, Ronaldo Lessa. A garantia foi dada ao líder do PMDB no Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), que participou da café e ainda teve uma conversa reservada com o Presidente.

“Eu irei a Alagoas tantas vezes que forem necessárias para eleger o Ronaldo Lessa governador de Alagoas”, assegurou Lula, diante dos líderes da base governista.

Durante o primeiro turno da eleição, o presidente Lula visitou vários estados da federação, mas só não foi a dois estados, entre eles Alagoas. Ele gravou um pronunciamento pedindo votos para Ronaldo Lessa, mas evitou a visita ao Estado, já que dois pretendentes ao governo local faziam parte da base de apoio do Presidente no Congresso Nacional – o PDT e o PTB. Lula informou ainda que não poderá ir à Paraíba, porque lá dois partidos aliados disputam o governo, o PMDB e o PSB.

O presidente também parabenizou o senador Renan pela vitória tripla no Estado. Lula mencionou, além da reeleição confortável de Renan, o campeão de votos para deputado federal em Alagoas, Renan Filho, e também a ida para segundo turno de Ronaldo Lessa em uma situação tão adversa.

PMDB sai fortalecido das eleições

Renan Calheiros fez um discurso no plenário na tarde desta terça-feira, abordando a vitória do PMDB nas urnas. Segundo Renan, o PMDB saiu fortalecido da eleição porque fez a maior bancada do Senado, a segunda maior da Câmara dos Deputados, quatro governadores no primeiro turno e com disputa em três estados no segundo turno.

Renan também falou das dificuldades enfrentadas na eleição de Alagoas e lamentou, mais uma vez, a “judicialização” do processo político. De acordo com Renan, Alagoas teve uma campanha “suja”com vários textos e videos apócrifos afirmando que Lessa não era candidato mas que, no final, a verdade prevaleceu.

“Os eleitores de Ronaldo passaram a eleição inseguros, atemorizados, mas a Justiça Eleitoral acabou confirmando o que todos sabíamos: que a candidatura é legal. Lessa foi impugnado porque deu um aumento para os professores – e pagou – quando sequer era candidato. Agora, vamos com muita firmeza para ganhar no segundo turno com a ajuda do presidente Lula” – concluiu Renan.